17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Volume de negócios em Poiares ultrapassa os 474 milhões em 2021

4 de Novembro 2022

As 50 maiores empresas do concelho de Vila Nova de Poiares registaram um volume de negócios superior a 474 milhões de euros no ano passado, de acordo com os dados da Informa.

Verifica-se, assim, um crescimento de cerca de 90 milhões de euros face a 2020, havendo também um aumento do número de postos de trabalho, totalizando 1.595 empregos, mais 126 comparativamente ao ano transato (2020).

Já a nível de liderança, não há alterações a apontar no que respeita ao posicionamento das primeiras quatro empresas. A Alves Bandeia & CA, SA, situada em Vale de Vaz, continua a ocupar o primeiro lugar da tabela, com um volume de negócios superior a 29 milhões de euros, refletindo-se num aumento superior a 50 milhões de euros. Quando se fala em emprego, a empresa regista também um aumento de 11 postos de trabalho, empregando, em 2021, 517 colaboradores.

A assumir o segundo lugar continua também a Alves Bandeira TRYRES, S.A, em Vale de Vaz, com uma faturação de mais de 38 milhões de euros, aumentando o seu volume de negócios em mais de oito milhões relativamente a 2020. A nível de emprego não cresceu tanto como em 2020 (20 postos face a 2019), mas registou seis novos funcionários a trabalhar na empresa.

A Ansell Portugal – Industrial Gloves, Sociedade Unipessoal, LDA, localizada na Zona Industrial, também mantém a terceira posição no ranking das 50 maiores empresas do concelho, com um volume de negócios de 24,96 milhões de euros, registando uma quebra de perto de dois milhões. No entanto, tem mais 12 postos de trabalho face a 2020, totalizando 331 colaboradores.

A quarta posição continua na posse da Fresbeira – Indústria de Carnes, localizada no Polo II da Zona Industrial, que contabiliza mais de 22 milhões de euros na faturação de 2021, registando um crescimento de perto de um milhão comparativamente a 2020. O número de funcionários mantém-se nos 72.

A primeira alteração surge com a Unitractores – Equipamentos Florestais e Industriais, LDA, situada na Zona Industrial, que entra este ano no ranking, ocupando o quinto lugar da tabela. A empresa de comércio por grosso de máquinas e equipamentos agrícolas totalizou um volume de negócios superior a 10 milhões de euros e garante 22 postos de trabalho.

A sexta posição continua a ser assumida pela AB Chem, LDA, localizada em Vale de Vaz, com uma faturação de perto de nove milhões de euros. Face a 2020, a empresa de produtos petrolíferos aumentou em mais de quatro milhões o seu volume de negócios. Todavia o número de colaboradores desceu para metade, de oito para quatro.

A M.N Carvalho & CA, LDA, situada em São Miguel de Poiares, passou da quinta para a sétima posição da tabela, com um volume de negócios acima dos sete milhões de euros, que conta com um crescimento de perto de um milhão de euros. O número de funcionários também registou um ligeiro aumento, passando a 34 postos de trabalho, mais três face ao último ano.

Já a empresa Prediband – Construção e atividades imobiliárias, na Pedrulha, conseguiu subir da 11ª posição para a oitava, com uma faturação de 4.37 milhões de euros, um crescimento de mais de dois milhões. A nível de empregos registou apenas mais um colaborador, fazendo um total de 11.

Na nona posição entra a Transfraga – Transportes de Mercadorias, LDA, situada na Zona Industrial, atingindo um volume de negócios de 4.17 milhões de euros. A empresa assegura 44 postos de trabalho.

A Espiga de Ouro – Transportes de Mercadorias e Comércio de Materiais de Construção, LDA, em Vila Nova de Poiares, desceu dois lugares na tabela. No entanto, a empresa de transportes registou um volume de faturação de 4,17 milhões, refletindo-se num aumento em mais de 500 mil euros. A Espiga de Ouro conta com 45 colaboradores, mais dois face aos últimos dados da Informa (2021).

A nível do emprego, o destaque vai para duas empresas que dão trabalho a centenas de pessoas. A Alves Bandeira & CA, que assegura 517 postos de trabalho e a Ansell com 331. É de salientar ainda a Fresbeira – Indústria de Carnes que garante 72 empregos, bem como mais três empresas que empregam mais de 40 funcionários. A Transfraga – Transportes de Mercadorias (44) e as empresas Espiga de Ouro e a Sociedade de Transportes Poiarense (que assume o 13ª lugar na tabela), ambas com 45 postos de trabalho.

Quanto a setores, os mais representados são o comércio por grosso (13), o comércio a retalho (10) e a indústria (9).


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM