19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Preço da água aumenta em Coimbra em 2022

23 de Dezembro 2021

O preço da água vai aumentar em Coimbra no próximo ano, devido a um incremento na taxa do tratamento das águas residuais. A subida, anunciada pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, na segunda feira, “andará à volta de 9,9 por cento” somente na taxa variável do tratamento das águas residuais, mantendo-se o mesmo preço nas restantes componentes da fatura.

No final da reunião do Executivo, o autarca explicou que esta atualização dos preços terá um aumento de cerca de “um ou dois euros” na maioria das faturas. No caso da tarifa social, o preço vai manter-se e a nível das instituições particulares de solidariedade social o aumento da taxa será menor.

O presidente do Município explica a atualização do tarifário pelos preços aplicados em alta pela Águas do Centro Litoral à Águas de Coimbra (aumentaram em 3,31 por cento no abastecimento de água e em 20,79 por cento no serviço de saneamento de águas residuais) assim como a “herança” de um acordo assinado pelo anterior Executivo, liderado pelo PS, que comprometeu-se a pagar o tratamento de mais 2,5 milhões de metros cúbicos de águas residuais.

“Não há forma de pagar sem refletir na fatura. Se não, a Águas de Coimbra teria um prejuízo de mais de dois milhões de euros e iria à falência”, salientou José Manuel Silva, considerando que esta era a “única maneira de equilibrar as contas” da empresa municipal, que precisa de ter capacidade financeira para “fazer reparações e substituição de equipamentos”.

O tarifário para 2022 foi aprovado pelo Executivo, com os seis votos a favor da coligação Juntos Somos Coimbra e cinco contra (quatro do PS e um da CDU).


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM