30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Politécnico de Coimbra discorda de decisão da Câmara Municipal

12 de Abril 2024

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) estabeleceu, recentemente, um acordo com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa para a gestão científica do arvoredo na cidade, o que veio a provocar um descontentamento por parte do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Numa carta aberta à CMC, o presidente do IPC, Jorge Conde, fala em “desconsideração” por uma das “mais competentes entidades para este serviço, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra”.

No documento, o presidente sustenta que a Agrária de Coimbra conta com experiência nesta área, dando conta de um trabalho daquela natureza concluído recentemente para a Câmara de Oliveira do Bairro. O responsável considera ainda que a celebração do referido acordo ignorando a Agrária revela “desconhecimento das valências científicas” da instituição.

Após a divulgação desta carta aberta, também o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, decidiu responder, no mesmo formato, e justificou a escolha do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves (CEABN), do ISA, por ser a instituição “com mais experiência em Portugal no domínio da ciência da arboricultura moderna e arvoredo urbano e por já ter realizado estes trabalhos para os municípios de Lisboa, Cascais e Almada, que são concelhos com estruturas urbanas semelhantes à cidade de Coimbra, com a mesma tipologia de arvoredo (26 mil árvores urbanas) e com os mesmos desafios, nomeadamente as ilhas de calor”.

O edil sublinha ainda que o Município continua com toda a disponibilidade para continuar a trabalhar com o IPC e com “todas as suas diferentes escolas”.

As cartas abertas do IPC e da CMC estão publicadas na íntegra na edição do Campeão Digital https://www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital990.pdf.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM