16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Os 100 anos de “O DESPERTAR”

27 de Setembro 2018

Laços de amizade e respeito me ligam a este jornal pela mão da família Sousa. Assinante de há muitos anos, desde o tempo de bi-semanário, as notícias sobre Cultura, Sociedade, Desporto e Lazer, não só da Freguesia mas também da cidade, sempre foram destacadas com lealdade e correção.

E em homenagem à Família Sousa, por quem senti sempre muito respeito e consideração, começando pelo seu proprietário António de Sousa, homem de bons princípios; aos seus filhos Armando, Artur e Toni, com quem convivi mais de perto na vida desportiva e social no Olivais; ao seu neto Fausto Correia (Faustito assim o tratava), que na minha adolescência compartilhava a sua presença nas tardes de visita de minha mãe e tias à sua mãe Lúcia de Sousa e, mais tarde, conversas de amigo sobre desporto, nomeadamente do Olivais Futebol Clube (FC) onde exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral por alguns anos; ao “rebento” da Família, meu amigo António Carlos de Sousa (Toni) este como companheiro de Escola e de equipa de basquetebol em que fomos campeões Nacionais de Infantis em 1961/1962, pois foram estes últimos a manter viva a chama de “O Despertar” e, por fim, aos familiares que ainda se encontram no nosso meio, endereço as minhas mais efusivas saudações e felicitações pela passagem do 100.º Aniversário.

Recordo nas suas páginas as colunas “Baralha & Torna a Dar”, da autoria do Toni Sousa, bem como “Preto no Branco”, sempre lidas com toda a atenção.

Memorizo ainda as colunas da Sociedade, onde aí se registavam os Aniversários, os nascimentos, os casamentos e falecimentos das gentes do Bairro, bem como a ênfase dada aos êxitos escolares de alguns dos seus assinantes. E claro, não faltava a coluna do desporto, pondo sempre em evidência o nosso Olivais FC, nos bons e nos maus momentos, destacando sempre as notícias do fim de semana com todo o fervor.

Agora, sob a gerência do Sr. Dr. Lino Vinhal, coadjuvado pela sua competente Diretora, Dr.ª Zilda Monteiro, e todos os colaboradores, dos quais alguns me orgulho de conhecer pessoalmente, expresso o meu louvor pela continuidade dos serviços prestados à comunidade conimbricense manifestando os meus sinceros PARABÉNS.

Desejo que a vida deste jornal se mantenha por muitos anos, defendendo sempre os interesses da cidade, e do Bairro, com rigor e independência.

CARLOS DANIEL (Assinante de “O Despertar”)


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM