A comemorar os seus 75 anos, o Rei dos Leitões, na Mealhada, vai organizar um jantar solidário com a orientação de Luís Lopes, crítico de vinhos e diretor da revista “Vinho Grandes Escolhas”.
A iniciativa tem lugar hoje (2), pelas 20h, com especial harmonização de pratos a condizer com os vinhos. Todas as receitas revertem a favor de instituições a escolher pela organização.
Para o jornalista Luís Lopes, com mais de 30 anos de carreira no sector do vinho, “a Bairrada é a grande região de Portugal no envelhecimento nobre dos vinhos tranquilos”. E para o provar desafiou o restaurante bairradino para a realização de um jantar vínico que o atestasse, “levando à prova mais de uma dezena de vinhos consagrados da região, de outros tantos nomes da história da Bairrada”, refere o Rei dos Leitões.
A seleção dos vinhos de Luís Lopes recai, assim, sobre os 11 vinhos tintos “que melhor espelham a grandiosidade da Bairrada”, considerando-os “os melhores” néctares criados no final do século XX. O jantar conta também com uma palestra e comentário do jornalista a todos os vinhos apresentados. Dono de uma vasta garrafeira, fruto do seu trabalho no sector e ávido colecionismo ao longo das mais três décadas de carreira, Luís Lopes disponibiliza todos os vinhos escolhidos, que vão desde o ano de 1985 até 2001.
Ao Rei dos Leitões cabe ainda a apresentação de alguns “vinhos raros”, oriundos da sua garrafeira, “onde pontificam mais de um milhar e meio de referências da região da Bairrada”.