O festival das Sopas, organizado pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), regressa hoje, pelas 18h00, à Rua Direita para a sua terceira edição. Este certame que teve início na época de pandemia continua a “cultivar a população conimbricense musical e gastronomicamente”.
As sopas são realizadas pelo café Pet & Tea, o Boteko, a Cáritas CCI, a confeitaria das Sopas e o café Sérgio. No primeiro pode degustar a sopa de Gaspacho, guacamole com tortilhas, quiches, chouriço assado e pão de queijo com alho. A confeitaria das Sopas é responsável pela confeção do caldo verde, rissóis e coxinhas de galinha. O café Sérgio tem como menu a sopa de peixe e os respetivos acompanhamentos. O Boteko confeciona uma sopa de grão. Já a Cáritas realiza uma sopa de tomate e ovo.
A compra dos Kits para adesão ao evento é feita na Cáritas CCI. O Kit engloba uma taça de sopa, uma colher de metal, guardanapos e um bilhete, que dá direito a cinco sopas mais uma, sendo que esta última é a possibilidade de repetir a sopa que mais gostou. O bilhete é válido até preencher os espaços existentes das sopas, podendo ir hoje ou amanhã, desde que não as tenha degustado todas, e tem um custo de seis euros.
Além da boa gastronomia, estes dois dias contam também com espetáculos musicais de Karaoke, dos Amigos da Paródia, DJ TÓ e o Grupo de concertinas.
“Nós queremos mostrar que a Rua Direita está viva e mostrar o melhor que tem a nível cultural e gastronómico. Depois de se cultivar mentalmente na Feira do Livro, podem-se cultivar gastronomicamente no Festival das Sopas”, sublinha Assunção Ataíde, APBC.