O Município de Góis associou-se à Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) e ao movimento global de iluminação de monumentos nacionais para assinalar o Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker, através da iluminação do conjunto edificado dos Paços do Concelho de Góis com a cor vermelha.
Este ato enquadrou-se num movimento global de iluminação de monumentos por todo o país, na noite de ontem (6 para 7 de setembro), com o objetivo de chamar à atenção para a existência desta doença neuromuscular rara, que afeta uma em cada 3500 crianças do sexo masculino. Dado que a doença também afeta algumas mulheres, existe um número significativo de portadoras da mutação que pode ser transmitida aos seus filhos, por isso, este ano, a iniciativa é alusiva à campanha “Duchenne e as Mulheres”.
A luz vermelha pretende simbolizar a união de todas as organizações internacionais, neste dia mundial, e que permitirá cumprir o segundo objetivo, unir os doentes de Portugal aos do resto do mundo.
Os Paços do Concelho de Góis estão ao lado de outros monumentos mundiais que aderiram ao movimento, tais como o Coliseu de Roma (Itália), a Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niagara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petrin (República Checa), entre muitos outros.