O Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) promove amanhã (25 de janeiro) um curso sobre “Vacinação no doente com Imunodepressão”, que decorre entre as 9h00 e as 13h05, na subunidade 1 do Pólo III da Universidade de Coimbra. À luz desta iniciativa a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC–NRC) ofereceu um equipamento laboratorial que vai ser entregue no evento.
O acontecimento reúne vários especialistas nacionais para debater a importância da vacinação no doente imunodeprimido (doente oncológico, doente transplantado e outras patologias) e no envelhecimento. Pelas 10h45, vai ser descerrada a placa de agradecimento pela oferta do equipamento – PCR automático (Idylla), que permite a análise de mutações genéticas específicas em oncologia. “Sendo um equipamento automatizado, permite um teste de diagnóstico molecular rápido, independente da amostra biológica utilizada ser fresca ou em parafina. Este equipamento possibilita uma análise eficiente de material biológico em arquivo, podendo tirar-se partido do rico manancial de amostras existentes nos hospitais e na Faculdade, evidenciando o espírito multidisciplinar e plurinstitucional do CIMAGO. A utilização deste equipamento permitirá igualmente complementar os vários trabalhos de investigação”, menciona a coordenadora do CIMAGO, Isabel Carreira.
“Esta oferta enquadra-se numa das missões do Núcleo, nomeadamente, o apoio à investigação científica em oncologia – iniciativa complementar ao historial de bolsas de investigação já atribuídas e ao apoio a outras atividades científicas pontuais, que serão continuadas à medida das disponibilidades financeiras decorrentes da generosidade da sociedade nos peditórios anuais da LPCC”, refere, por sua vez, o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), professor Vítor Rodrigues.
O evento vai contar, ainda, com as presenças do diretor da FMUC, Duarte Nuno Vieira, e do presidente cessante do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Carlos Oliveira.