25 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Filarmónica União Taveirense celebra 150 anos

11 de Janeiro 2019

A Filarmónica União Taveirense (FUT) celebra 150 anos, momento histórico que vai assinalar ao longo de todo o ano. Constituída por cerca de 60 músicos, a Filarmónica orgulha-se do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo deste século e meio, bem como das pessoas que se dedicaram a este projeto e das sucessivas gerações que por aí passaram.

Filipe Teixeira, presidente da Direção da FUT, realça a “atividade ininterrupta” nestes 150 anos e congratula-se pelo facto de a banda chegar a esta bela idade “saudável e ativa”.

Os 150 anos da Filarmónica vão ser assinalados com um programa extenso, com atividades únicas, abertas à cidade de Coimbra e que pretendem envolver a comunidade. De destacar o concerto inédito que está marcado para 4 de maio, no Convento São Francisco, um concerto de gala comemorativo do aniversário, que contará com a presença do tenor Carlos Guilherme e da soprano Lara Martins.

As celebrações começaram no domingo, na Igreja Matriz de Taveiro, com o concerto de abertura. Continuam em abril, mês do aniversário, com o concerto com a Orquestra Jazz do Conservatório de Música de Coimbra (dia 13); apresentação da Escola de Música/Banda Juvenil (dia 20); e celebração de missa comemorativa dos 150 anos, romagem aos cemitérios e uma atuação nas localidades de Taveiro e Ribeira de Frades (dia 28).

A 7 de julho, integrado nas Festas da Cidade de Coimbra, vai realizar-se um espetáculo da Filarmónica no espaço exterior, claustros e auditório do Convento, com a participação de várias coletividades da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila.

As celebrações terminam a 14 de setembro, com a realização de mais um concerto único, que irá juntar no Convento São Francisco “Três Bandas, Um Palco, 150 Músicos”.Três bandas filarmónicas do concelho de Coimbra – Filarmónica União Taveirense, Associação Recreativa e Musical de Ceira e a Filarmónica Adriano Soares – vão partilhar o palco neste espetáculo que pretende, também, aproximá-las da população, mostrando que este tipo de associações não se extinguem nos eventos religiosos.

As celebrações, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, incluem ainda a gravação de um CD, o segundo gravado pela Filarmónica, que irá perpetuar este marco histórico.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM