Oito universidades portuguesas organizam o Congresso Internacional “Mário Soares: Uma vida entre dois séculos”, a decorrer nos dias 9 e 10 de outubro na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O evento integra as comemorações do centenário do antigo Presidente da República e fundador do PS.
O congresso reunirá académicos e investigadores nacionais e estrangeiros para debater a visão e ação de Mário Soares em diversas áreas, incluindo política, cidadania, ambiente e cultura. Entre os conferencistas confirmados estão os historiadores José Pacheco Pereira, Irene Pimentel, Luís Reis Torgal e Maria Inácia Rezola.
Segundo o professor da FEUC e também coordenador da comissão organizadora do congresso, Álvaro Garrido, pretende-se promover um encontro académico interdisciplinar que proporcione um debate aprofundado sobre as principais dimensões da vida pública de Mário Soares. As propostas de comunicação podem ser submetidas até 30 de junho, abrangendo dez eixos temáticos relacionados com o legado do antigo chefe de Estado.
José Manuel dos Santos, coordenador das comemorações do centenário, destaca que Mário Soares apreciaria a oportunidade de descobrir novas perspetivas sobre si mesmo e o seu impacto na história de Portugal.