Ao longo de 12 horas a cidade de Coimbra vai-se encher de festa para comemorar o Dia da República, que será assinalado amanhã (5) com um programa diversificado que se estende desde visitas, conversas, teatro, cinema, oficinas, exposições, poesia, música, mercados e feiras.
“A Praça da República tem uma vizinhança única na cidade de Coimbra, com espaços culturais, académicos, comerciais e profissionais diversos”, começou por referir a organização, deixando o convite a todas as pessoas a frequentarem este lugar.
“Durante 12 horas vamos ter um programa diversificado e descentralizado, para públicos diferentes e com uma componente de cruzamento de interesses e objetivos. No fundo, é uma festa de vizinhos da Praça da República, uma zona privilegiada da cidade e de grande movimento”, destacou Luísa Lopes, da coordenação do projeto do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).
O dia 5 de outubro assinala a Implantação da República Portuguesa. O dia vai contar com várias atividades que vão chamar a atenção para a sustentabilidade, ambiente e mobilidade.
A festa, que decorre a partir das 10h30, arranca com a atividade “À conversa com…”, promovida pelo Metro Mondego, no TAGV, onde se discutirá se a Praça da República pode voltar a ser um ponto de encontro em Coimbra.
“Vamos ter um mercado de arte, um ateliê de cinema, a feira do livro dado na Casa da Cultura, exposições, declamação de poesia. Um conjunto de atividades de entrada livre e gratuita, com exceção do Festival Lux, que terá lugar à noite e é pago”, acrescentou Luísa Lopes.
A Casa das Artes Bissaya Barreto acolhe o Coimbra Hype Market, e o TAGV propõe uma hora de cinema em família com “Monstrinha / MONSTRA Festival.
Durante a tarde haverá uma visita guiada que vai desde os Jardins da AAC, Praça da República, rua Alexandre Herculano, rua Venâncio Rodrigues, rua de Tomar, Jardim da Sereia até à Praça da República.
A Casa das Caldeiras acolhe “O Cão do Senhor Kuleshov” e a Praça da República será palco do espetáculo de artes de rua “Biciclética”.
Esta festa resulta do cruzamento com a Casa das Artes Bissaya Barreto, Casa da Esquina, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Metro Mondego, DARQ – Departamento de Arquitetura e Casa das Caldeiras.
Autarquia também comemora
Também a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) preparou um programa para este dia. Assim, amanhã (5) como destaque está a inauguração da Galeria dos presidentes da CMC na Sala de Sessões, pelas 10h15. Ainda no período da manhã, serão colocadas coroas de flores no túmulo de D. Afonso Henriques, junto à placa toponímia de Teófilo Braga e no túmulo de José Falcão, nos Olivais.
Na programação paralela, a partir das 15h30, decorre a 1.ª Edição do Salão do Livro Antigo na Casa Municipal da Cultura.
O Convento São Francisco celebra a data com um programa dedicado à Canção de Coimbra, que termina, à noite, no Grande Auditório, com a VIII Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra.