13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE executa prémio atribuído à Universidade de Aveiro

14 de Dezembro 2018

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) executou o prémio que foi entregue à Universidade de Aveiro no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Intitulada “A Mão à Inovação, esta peça foi concebida e executada nas oficinas de Coimbra, com recurso a uma das mais antigas técnicas artesanais de produção em vidro – o “Casting”, formação que o CEARTE vai iniciar novamente em 2019.

Trata-se de uma peça única e exclusiva, de execução complexa e demorada. De acordo com o CEARTE, “primeiro foi feito o modelo em barro, depois um outro modelo em cera de abelha, seguiu-se um molde em gesso refratário onde foram colocados pedaços de vidro e, por fim, a peça foi sujeita a cozedura a alta temperatura”.

A “mão” encontra-se apoiada numa base de metal e madeira e ilumina-se ao toque, interligando tradição e inovação, saber-fazer artesanal com design e contemporaneidade. “A Mão à Inovação” é também uma metáfora que representa “o encontro dos homens, do qual nascem as ideias e os caminhos de inovação”, realça o CEARTE.

Este prémio foi encomendado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), que pretendia um trabalho de prestígio consentâneo ao mérito do vencedor. Promovida pela mesma entidade, a sessão de reconhecimento decorreu a 3 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, e teve como objetivo distinguir pessoas e entidades que desenvolveram ações, iniciativas ou projetos relevantes para a sociedade na linha da promoção do estudo e da investigação sobre os fenómenos da deficiência, reabilitação e participação social das pessoas com deficiência. Participaram neste evento Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República; Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência; João Costa, secretário de Estado da Educação; Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego; Paulo Teles Marques, presidente do Conselho de Administração do CEARTE; Luís Rocha, diretor do CEARTE, entre outros convidados.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM