6 de Dezembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas do Centro Litoral vai apresentar dia-a-dia no abastecimento de água

30 de Setembro 2022

A Águas do Centro Litoral (AdCL) vai assinalar o Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro, com mais uma aposta digital, um webinar de partilha a pensar no conhecimento de todos.

No decurso da reflexão estratégica alusiva à “Valorização do Rio e Mar – Realidade e Desafios”, mote do programa que assinalou o Dia Mundial do Ambiente no passado dia 5 de junho, a AdCL segue no lado certo da história com a realização de um momento de partilha de conhecimento subordinado à “Resiliência dos Sistemas de Abastecimento de Água”.

Diariamente os profissionais da água asseguram a qualidade e quantidade deste bem essencial à vida, a água, através da exploração (operação e manutenção) dos sistemas de abastecimento. Cientes da importância deste serviço essencial, a AdCL pretende promover um momento de partilha e debate dedicado aos profissionais do setor numa iniciativa que conceda mais visibilidade a um trabalho que é pouco visível à população.

Assim, através deste evento, os profissionais das áreas de operação, manutenção e engenharia “vão ter a possibilidade de apresentar um retrato do quotidiano laboral, evidenciando ainda os desafios, oportunidades e problemas decorrentes da sua atividade diária”.

“Resiliência dos Sistemas de Abastecimento de Água” é o mote deste evento que vai ter lugar na segunda-feira (3), pelas 15h00. Trata-se de um debate que envolve profissionais das áreas/direções da AdCL, moderado por Alexandre Oliveira Tavares, presidente do Conselho de Administração da AdCL. O encontro vai ser transmitido em direto na página de Facebook da Águas do Centro Litoral.

“AdCL do Lado Certo da História” é também o mote de um projeto de comunicação na ótica da sensibilização ambiental, nomeadamente através de webinar, “tendo por objetivo a criação de um debate em redor dos desafios e oportunidades no setor da água”. “Este tipo de iniciativa pretende evidenciar perspetivas técnicas e teóricas, permitindo ainda a apresentação de rotinas do quotidiano e alertar para a importância, tantas vezes invisível, dos serviços de água e de saneamento e da sua relevância para a saúde pública, para o ambiente e (re)construção da sustentabilidade do planeta”, acrescentou a AdCL.

A Águas do Centro Litoral forneceu, em 2021, 31 milhões de metros cúbicos de água através das suas 11 instalações de tratamento de água, 59 reservatórios e 343 quilómetros de condutas de água.

Investimentos de 14 milhões de euros em curso

A Águas do Centro Litoral assinou na passada quinta-feira (22 de setembro) a consignação da obra da Conduta Adutora até ao Açude-Ponte e Emissário do Setor 1. Com um custo estimado de aproximadamente dois milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias, “o investimento pretende requalificar as redes de abastecimento e de saneamento em Coimbra, contemplando a continuidade da conduta adutora e do emissário de águas residuais, entre o edifício da Estação Nova e o Açude Ponte”.

A intervenção, de acordo com a AdCL “vai permitir substituir o denominado Intercetor Geral da Cidade, requalificando o estado de condição do sistema, bem como aumentar a resiliência e capacidade de abastecimento à zona “baixa” e norte de Coimbra e ao concelho da Mealhada.

Tal como referiu o presidente da AdCL, Alexandre Tavares, esta obra integra um conjunto de ações que a empresa tem em curso na cidade no valor global de 14 milhões de euros.

Em curso está também a reabilitação e ampliação de quatro reservatórios de água em Coimbra. Uma empreitada que se insere na Política da AdCL em termos de manutenção preventiva e reabilitação dos seus ativos, implementando soluções duradouras e garantindo fiabilidade de processos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM