10 de Dezembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

UNIÃO DE COIMBRA DISTINGUIU FIGURAS E FACTOS DE 2022/2023

7 de Dezembro 2023

João Pinho

O União de Coimbra realizou no passado dia 01 a sua gala anual de mérito e reconhecimento a todos aqueles que se destacaram durante 2022/2023 no apoio às causas do clube: atletas, treinadores, equipas, dirigentes, colaboradores e sócios com muitos anos de ligação à instituição. O pavilhão da Solum recebeu uma vez mais o evento, no qual participaram 800 pessoas, com apoio da escola Beiraguieira e atuação da banda Eletrik Band/Gonçalo Estanqueiro.
Um evento apresentado por Carla Oliveira e Pedro Ribeiro, que principiou pela homenagem aos
primeiros 25 sócios com mais de quatro décadas de ligação ao clube: José Carlos Gonçalves, Rosa Maria Vasques Batista Costa, José Manuel Caeiras Diogo, Diamantino Carvalho, Claudino Miguel Coelho Lopes, Fernando Silva Pinheiro, Mário Rui F. Pinto Ferreira, José Baptista Carvalho, Quirino Adelino, Domingos Silva Santos, Vitor Manuel Duarte Silva, David Oliveira, Amadeu Carlos Baptista, José Frias Silva, Artur santos Conceição, Manuel António Mendes Abreu Jesus, José Manuel Viseu Fernandes, Ilidio Jesus Falcão, António Pinto, António pereira de Almeida, Mário da Silva Oliveira, Rui Manuel de Sousa Bento e Vitor Ramos.
Em seguida destacou-se a equipa que, em 1993, e sob comando do mister Niza conseguiu o feito
único a nível europeu, ao terminar sem qualquer derrota, o campeonato nacional da III Divisão, a qual ficou conhecida como “Milãozinho”: Pedro, Paulo Fonseca, Pinto, Pélé, Ricardo, Freitas, Chalana, Vitor Sá, Pedro Raquete, Jorginho, Earl, Florindo, Nuno Raquete, Wesley, Paulo Sérgio, Cação, Cocas, Pêra, Ruca e Miguel Alexandre.
Os momentos altos da época de 2022/2023 seriam dos mais demorados e intensamente vividos:
– A permanência na 1.a Divisão no Campeonato Nacional de Bilhar-Pool (modalidade recente no
clube), e para as duas equipas que conquistaram os Campeonatos Distritais de Bilhar-Pool Português, recebendo os respetivos diplomas: João de Deus, Paulo Silva, João Almeida, João Moura, Ludgero Conde, André Carvalho, Bernardo Lapa.
– Na secção de Natação exaltou-se a superação de 106 recordes do clube, destacando-se, também,
a chamada à seleção nacional de Alana Matias e Gustavo Marques e para 8 atletas que conquistaram o título de campeões regionais: Joaquim Meruje, Francisco Frazão, Ana Monteiro, Bárbara Simões, Diana Oliveira, Rui Santos, Gustavo Marques e Alana Matias.
– No futsal assinalaram-se os feitos da equipa de sub 17 liderada pelo treinador João Mourão, que
conquistou o Campeonato Distrital e a Taça da AFC, bem como o triunfo na taça de encerramento dos SUB 19, sob o comando de Vasco Seco, sem qualquer derrota. Ainda neste âmbito seria muito ovacionado o jogador com mais golos marcados nos três campeonatos nacionais, precisamente Vasco Seco que atingiu a histórica marca de 41 golos, batendo o seu próprio recorde pessoal.
Ao nível de futebol recordaram-se os feitos dos escalões de formação, numa altura em que o clube
recebeu, novamente, a Certificação como “Entidade Formadora 4 Estrelas”, uma das 47 atribuídas a nível nacional, entre os mais de 1.000 clubes registados em Portugal. No mesmo sentido a atribuição da “Bandeira de Ética”, uma distinção que deixa bem claro a preocupação e o comprometimento com a ética desportiva do clube, que teve nos sub 19, treinados por Gonçalo Lemos, o máximo esplendor com o prémio de equipa “Fair Play” do campeonato. Foi também distinguida a formação de sub 17 treinada por Márcio Serra, que conquistou a tão desejada Taça da Associação de Futebol de Coimbra.

Muito ovacionada seria a secção de futebol feminino, uma das meninas dos olhos do clube: as
sub15, treinadas por José Gonçalves e Camila de Jesus, regressou aos campeonatos nacionais, vencendo a fase regional da festa do futebol feminino que culminou com a presença na final realizada na Cidade do Futebol, em Lisboa.
Passou-se em seguida para a atribuição do “Prémio Vai Tudo”, célebre frase histórica do União
que transporta a mística do clube: na categoria “adeptos do ano” a distinção coube a Associação Rambos da Arregaça; no “Adepto do Ano” para Pedro Ribeiro e Gonçalo Paixão; como “colaboradores do ano” Ricardo Freire, Paulo Santos, José Santos e Adelino Santos; o “mérito” para João Borges, a “excelência” para João Trindade.
À medida que os convivas se saciavam com bacalhau espiritual e arroz de pato, entrou-se nos
muito esperados prémios Cruz de Santiago: o presidente da Assembleia Geral, Armando Gonçalves recebeu o prémio galardão; Rui Gonçalves recebeu o prémio “sócio do ano”; Nuno Mendes, do futebol de formação, Vasco Saborosa, do futsal e Rita Gonçalves, da natação foram consagrados como “delegados do ano”; os prémios “atleta de formação do ano” na categoria de natação foi para Alana Matias, na categoria de futsal para Fábio Ferreira, no futebol para Matilde Carvalho. Como treinador do ano destacou-se João Pedro Duarte e como atleta sénior do ano o atleta Pedrinho.
A sucessão de homenagens e distinções findou com o tributo aos campeões que na época passada
trouxeram o União 1919 ao Campeonato de Portugal: Guimar, Moacir, Mário Brito, Lemos, Fred, Amaral, Fachada, Pedrinho, Ronaldo, Leça, Dentinho, Will, Curica, Daniel Leitão, Tiago Gomes, Rui Miguel, Tomás Abrantes, Diogo Baptista, Folhas, Vigário e Ruben Tabanez.
A encerrar a gala usou da palavra o presidente Fernando Soares. Visivelmente emocionado com a
moldura humana presente, salientou o trabalho efetuado pelas secções, o esforço de todos em prol do coletivo. Não obstante as dificuldades com que se tem debatido, sobretudo materiais, realçou a forma como as tem contornado, com apoio dos seus colaboradores, patrocinadores e membros da família unionista. Juntos seremos cada vez mais fortes, obrigado pelo vosso apoio, disse antes de lançar um viva ao clube!


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM