A Águas da Figueira foi distinguida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pelo jornal Expresso como a PME que mais se destacou pelo crescimento sustentável nos setores do Ambiente e Energia. O reconhecimento resulta de uma avaliação independente, que premeia empresas com desempenho consistente, inovação e impacto positivo no desenvolvimento económico e ambiental, colocando a empresa da Figueira da Foz em evidência a nível nacional.
Em reação à distinção, a Águas da Figueira sublinha a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas na gestão de serviços essenciais. “É muito refrescante constatar que a cooperação entre setor público e privado na gestão de serviços públicos essenciais, numa parceria rigorosa, transparente e focada nos seus propósitos, está bem preparada para enfrentar os desafios do setor”, refere a empresa, destacando o modelo de governação como um fator determinante para a sustentabilidade da sua atividade.
A empresa manifesta ainda “gratidão e enorme honra” pela atribuição do prémio, sublinhando o prestígio das entidades envolvidas na distinção. “Recebemos este relevante prémio numa avaliação independente de empresas com enorme prestígio”, acrescenta, salientando que o reconhecimento reforça a confiança no caminho estratégico seguido ao longo dos últimos anos.
Quanto ao futuro, a Águas da Figueira alerta para os desafios significativos que o setor enfrenta, nomeadamente o aumento dos custos, que cresceram mais de 20% na última década. Para responder a este contexto, a empresa aposta numa estratégia assente em três pilares fundamentais: “reduzir perdas, reduzir a dependência energética e implementar soluções de valorização de lamas e resíduos”, com o objetivo de proteger o cliente final face ao aumento generalizado dos gastos no setor.