4 de Dezembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Setor empresarial de Vila Nova de Poiares com faturação de 602 milhões

8 de Novembro 2024

Vila Nova de Poiares tem posto mãos à obra e o resultado é o forte crescimento no desenvolvimento empresarial, permitindo hoje ser um dos concelhos que apresenta maior volume de negócios, apenas superado por Coimbra, Figueira da Foz e Cantanhede.

Numa análise das 50 maiores empresas, listagem elaborada pela Informa D&B, correspondente ao ano de 2023, é possível constatar um aumento relativamente a 2022 de 27 milhões, cifrando-se 2023 em mais de 602 milhões de euros.

Ainda assim, este é um aumento bem mais contido, tendo em conta que em 2022 foram faturados 100 milhões a mais em comparação com o ano anterior (2021).

Em decrescente está o número de postos de trabalho onde se verifica uma grande descida de trabalhadores. Segundo a tabela apresentada e que aqui expomos é possível verificar que há atribuídos 1.078 empregos, menos 541 em relação a 2022.

No ranking das 50 maiores empresas de V.N. de Poiares, referente a 2023, é ainda possível constatar que entraram para a contagem apenas seis novas empresas e nove mantiveram a sua posição face ao ano anterior.

Grande parte das empresas em questão são do ramo do comércio (transportes e automóveis, alimentação, eletrodomésticos, etc…) e indústria (madeira, mobiliária, matérias de metal, entre outras).

 

Top cinco mexe mas liderança mantém-se

Mais uma vez a liderança da tabela mantém-se com a Alves Bandeira & CA, SA, localizada em Vale de Vaz. Ligada ao comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados, destaca-se consideravelmente no top das 50 maiores empresas de Vila Nova de Poiares tendo um volume de negócios que ultrapassa os 384 milhões de euros. Só esta empresa ultrapassa mais de metade o número do volume de negócios das restantes 49 empresas.

Para além do primeiro lugar no volume de negócios é também a maior empregadora do concelho com 599 trabalhadores, tendo aumentado em 46 colaboradores, face ao ano de 2022.

O top três das maiores empresas do concelho sofreu alterações. No segundo lugar está agora a Fresbeira – Indústria de Carnes, localizada no Pólo II da Zona Industrial, que subiu um lugar no ranking e conta com uma faturação de 41 milhões de euros, registando um crescimento de mais de 11 milhões de euros comparativamente a 2022. A nível de emprego manteve-se praticamente o mesmo, tendo apenas mais um empregado, no total 81.

Para o terceiro lugar caiu a Alves Bandeira TRYRES, S.A, com uma faturação de mais de 39 milhões de euros, tendo também descido no número de postos de trabalho, contabilizando agora 53, menos 10 que o ano anterior.

A fechar os primeiros cinco lugares da tabela estão Ansell Portugal – Industrial Gloves, Sociedade Unipessoal, LDA, localizada na Zona Industrial, que mantém a quarta posição, e a AB CHEM, S.A., que ocupa o quinto lugar. A empresa de fabricação de equipamento de proteção e segurança (Ansell Portugal) registou 35 milhões, um aumento de cinco milhões no que respeita à faturação, enquanto a empresa dedicada ao comércio por grosso de produtos petrolíferos (AB CHEIM) teve uma descida de mais de dois milhões, tendo ainda assim conseguido manter a sua posição. No ano de 2023 apresentou um volume de negócios de nove milhões. A Ansell Portugal é a segunda empresa com maior empregabilidade e no último ano aumentou para 350 postos de trabalho, mais três face ao ano de 2022.

 

Novas empresas juntam-se para crescer

Entre subidas e descidas significativas na tabela destaque para as seis novas empresas que se juntaram ao leque das 50 maiores empresas do concelho. A ocupar a 7.ª posição está a Unitractores – Equipamentos florestais e industriais, LDA, dedicada ao comércio de máquinas e equipamentos agrícolas, que regista perto de seis milhões de euros de faturação (5.989.705 euros). A empresa conta ainda com 28 trabalhadores.

Na 13.ª posição está a Transfraga – Transportes de mercadorias, LDA que entra para o ranking com quatro milhões e meio de faturação e 43 empregos. A ocupar a 26.ª posição entra Ana Cortez & Bruno Relvas, LDA, localizada na Ventosa. Dedica ao comércio em supermercados e hipermercados, com 12 empregados, a empresa registou um milhão e 434 mil euros no ano de 2023. Quatro posições a baixo está a Poiarprédios – Investimentos, LDA, situada no Entroncamento, que conta com um milhão e 270 mil euros de volume de negócios e apenas dois postos de trabalho. A juntar-se à lista está também a Sodilave – Sociedade distribuidora de azeite, óleos e lixívias, LDA, que com 10 trabalhadores conquistou um volume de negócios de mais de 854 mil euros. A sexta nova empresa a fazer parte do ranking é precisamente a que ocupa o 50.º lugar e corresponde à T.N.I – Transportes nacionais e internacionais, LDA. Localizada em São Miguel de Poiares, contabiliza 615 mil euros.

Na tabela podemos ver duas descidas mais acentuadas. A Lareiras Fernando Carvalho, LDA, ocupa agora a 27.ª posição tendo descido oito lugares, ainda assim regista um milhão e 434 mil euros de faturação. Na 39.ª está a Jorge Edgar Padilha Gaspar, Unipessoal, LDA, localizada em Santa Maria, com 834 mil euros. A empresa dedicada ao comércio de veículos automóveis ligeiros desceu 11 lugares face a 2022.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM