A Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) vai atribuir, pelo terceiro ano consecutivo, no ano letivo de 2021/2022, três bolsas de estudo a alunos “brilhantes” que pretendam frequentar o colégio St. Paul’s School, em S. Martinho do Bispo, mas cujas famílias não tenham condições económicas para suportar os custos.
As candidaturas abriram no dia 1 de abril e vão prolongar-se até ao final do mês. Com esta iniciativa, a Fundação pretende dar oportunidade a alunos com grandes potencialidades de frequentarem este colégio privado, sem apoios do Estado, que aposta num “ensino de excelência” mas que não é acessível a todas as famílias. “Dentro deste contexto, a Fundação ADFP tem desenvolvido o projeto ‘Mentes Brilhantes’ que visa a deteção de crianças sobredotadas, procurando combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo”, explica a instituição, que considera “ser prioridade nacional promover a liberdade de ensino e um sistema educativo que privilegie a valorização das capacidades intelectuais dos alunos”.
A Fundação defende que “as crianças talentosas ou sobredotadas devem merecer uma atenção especial por parte da escola e da comunidade, não sendo só responsabilidade da família” e recorda que “há países onde as melhores escolas privadas concedem bolsas a alunos de excelência, com insuficiência económica, prática que a Fundação ADFP quer seguir no St. Paul’s School”.
Estas três bolsas de estudo destinam-se a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos (um por ciclo) que, apesar de revelarem excelentes capacidades académicas e desejarem frequentar o St. Paul’s School, não possuam condições económicas para o fazer.
As bolsas de estudos englobarão os valores da inscrição e das propinas, tendo em consideração o rendimento familiar per capita. Os restantes serviços que o colégio disponibiliza, nomeadamente alimentação e transporte, poderão também ser gratuitos ou ter valor reduzido, de acordo com os rendimentos das famílias.
Os critérios de seleção dos candidatos assentarão no mérito académico (desempenho obtido nos dois períodos letivos e em anos letivos transatos), na recomendação do aluno por parte de docentes ou diretores do estabelecimento de ensino e entrevistas a realizar com o aluno e respetiva família.
Os interessados podem submeter a sua candidatura eletrónica até 30 de abril, através de formulário disponibilizado no portal eletrónico da Fundação ADFP.
O St. Paul’s insere-se numa filosofia filantrópica da Fundação ADFP de apoio ao desenvolvimento local e regional, com melhoria do bem-estar coletivo. Recorde-se que, perante a inexistência de um colégio bilingue, com cariz internacional em Coimbra, a Fundação decidiu criar o St. Paul’s School, com a colaboração do St. Peter’s de Palmela, Setúbal, para garantir a famílias de classe média um ensino diferenciado e alternativo ao existente.
O St. Paul’s School tem capacidade de receber filhos de quadros internacionais, cujas famílias necessitam de ensino bilíngue, e garantir aos residentes que não têm de migrar para Lisboa, Porto ou outra grande cidade onde existem colégios similares.