A localidade de Vila Verde prepara-se para receber, entre os dias 5 e 7 de junho, a quinta edição da Festa da Freguesia, um evento anual que já se consolidou como um dos principais marcos de coesão social e celebração identitária no território. Organizado pela União de Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa, o certame promete transformar o coração da localidade num polo de atratividade cultural, dinamismo económico e preservação das tradições locais, oferecendo uma programação abrangente desenhada para envolver todas as gerações da comunidade e visitantes.
Com uma mão cheia de realizações, o evento afirma-se como um espaço de partilha e de valorização do tecido associativo e gastronómico da região. Ao longo de três dias consecutivos, o público poderá contar com um recinto robusto, onde a gastronomia regional, representada pelas tradicionais tasquinhas, se fundirá com manifestações de folclore, momentos de espiritualidade, desporto e uma forte componente de animação musical noturna, que inclui desde projetos de música tradicional até tributos de rock e atuações de DJ.
Programa que une gerações
As celebrações arrancam oficialmente na sexta-feira, dia 5 de junho, a partir das 19h00, com a Solene Abertura da Feira. Este momento marca o início da atividade comercial e expositiva, onde artesãos e produtores locais exibem o que de melhor se produz na região. Pouco depois, às 20h00, dá-se a abertura oficial das tasquinhas de comes e bebes, preparadas para servir os tradicionais jantares com ementas ricas em sabor.
A vertente artística do primeiro dia inicia-se às 21h30 com a atuação de Carolina Cardetas, que trará o seu talento ao palco principal. Segue-se, às 23h30, o espetáculo do grupo “Tricana”. A madrugada ficará a cargo do ritmo contemporâneo, com as performances agendadas de DJ Al Events e DJ Os 3025, garantindo animação noite fora.
O segundo dia de festividades, sábado, dia 6 de junho, começa cedo com uma prática bem desportiva. Às 10h00, a comunidade é convidada a participar numa Caminhada pelo território da União de Freguesias, promovendo o desporto informal e a contemplação das paisagens locais. As tasquinhas reabrem as portas ao meio-dia para os almoços.
O período da tarde será inteiramente dedicado aos mais novos. A partir das 15h00, decorre a Celebração do Dia da Criança, com atividades lúdicas, jogos e muita animação. Às 17h00, o palco recebe a atuação de “Fonte da Pipa”, um coletivo de música tradicional que antecede a reabertura do circuito gastronómico de jantares, às 20h30.
A noite de sábado promete ser também euforia. Às 21h30, o projeto “Tributo A Resistência” sobe ao palco para recordar os grandes hinos da música e do rock português. Logo de seguida, a partir das 23h30, a viagem no tempo continua com o projeto “Remember”, focado nos grandes êxitos das décadas de 80 e 90. O encerramento da jornada caberá à dupla DJ Kota e Cat Deejay, a partir da uma da manhã.
O último dia do certame, domingo (7), traz uma vertente mais religiosa e institucional. O programa religioso inicia-se às 11h30 com a Celebração da Missa Campal da Freguesia. Após os almoços nas tasquinhas, que abre às 13h00, a tarde reaviva os ritmos ancestrais com a Animação dos Bombos Só Pedra, às 15h00.
Uma das grandes novidades da tarde é o workshop de culinária conduzido pelos conceituados profissionais Tony Salgado e Valdemar Onofre, às 16h30. Segue-se um momento que será a tradicional exibição das Marchas Populares de Vila Verde, marcada para as 17h00. O folclore e o colorido das marchas darão lugar, às 18h00, a um dos momentos mais aguardados e competitivos do fim de semana com o Concurso do Melhor Arroz Doce da Freguesia, uma iniciativa culinária que premeia a mestria e o respeito pelo receituário tradicional da região. A Junta de Freguesia desafia todos os cozinheiros amadores, veteranos e estreantes, a submeterem as suas melhores receitas à avaliação do júri técnico. O concurso visa salvaguardar a autenticidade desta iguaria indissociável da doçaria tradicional portuguesa. As inscrições devem ser formalizadas obrigatoriamente até às 15h00 do próprio dia, junto da organização do evento no recinto da festa.
A reta final do evento far-se-á ao som do fado e da música de Coimbra pela voz de Luís Travassos, às 19h00. Meia hora depois, realiza-se a Cerimónia de Encerramento oficial, que incluirá o ato solene de Condecoração da Medalha de Mérito. Esta distinção honorífica, outorgada pela União de Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa.