A 46.ª edição da Feira do Livro de Coimbra vai realizar-se entre 20 e 29 de junho, reforçando a aposta na dinamização cultural da Baixa da cidade. Com 129 editoras, cinco alfarrabistas, cinco stands FNAC e um stand com edições de 11 entidades artísticas locais, o certame distribui-se por três espaços principais, nomeadamente pela Praça do Comércio, Largo do Romal e o Largo do Poço.
José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal, caracteriza esta edição como “a melhor de sempre”, com o maior investimento de sempre. A programação inclui mais de 100 eventos que cruzam literatura, música, teatro, cinema e artes visuais, dirigidos a públicos diversos.
Novos espaços
Este ano há dois novos espaços: o espaço FNAC, no Largo do Romal, com programação para todas as idades, e a Praça da Arte e da Criação, no Largo do Poço, focada em arte local, vinil e livro de arte.
Uma outra novidade para esta edição é a Feira do Disco, que decorre aos fins de semana (21, 22, 28 e 29), no Salão Brazil, com a presença de editoras locais e nacionais e showcases ao vivo. Vai haver ainda uma banca com edições literárias produzidas em Coimbra.
Presença de grandes nomes da literatura
Entre os autores confirmados estão Inês Pedrosa, José Luís Peixoto, Lídia Jorge, Tatiana Salem Levy e Mário Lúcio. O Auditório Luís de Camões acolherá dois ciclos curatoriais: um sobre o papel da literatura, por Ana Paula Arnaut, e outro sobre literaturas lusófonas, por Pilar del Río.
Em ano que se assinala o centenário de Carlos Paredes, o palco junto às Escadas de Santiago leva o seu nome e receberá concertos e performances poéticas, com artistas como Lula Pena, Ana Deus, Rita Redshoes, Luís Severo e B Fachada.
A feira estará aberta diariamente, das 11h00 às 23h00. A organização é da Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Apura Associação Cultural e o Jazz ao Centro Clube, entre outras entidades locais.