15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Farmácias lançam campanha para ajudar população carenciada

23 de Maio 2019

Está a decorrer, até ao dia 28 de maio, em todo o país, nas farmácias aderentes, a campanha “Dê o troco a quem precisa”, iniciativa do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento que convida os portugueses a transformarem o troco das suas compras num donativo ao Fundo Solidário abem que será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos para a população carenciada.

“Não podemos ficar indiferentes quando, em Portugal, existem famílias que não têm possibilidade de adquirir os medicamentos que lhes são prescritos. Os medicamentos são um bem indispensável, cujo não acesso põe em causa a saúde das pessoas”, explica Maria de Belém Roseira, embaixadora do Programa abem: da Associação Dignitude. Considera que a situação é “ainda mais grave quando se trata de crianças e doentes crónicos”, depositando, por isso, “uma enorme esperança na adesão das pessoas a mais esta campanha”.

A campanha foi lançada na segunda feira e prolonga-se até à próxima terça feira. Este programa está presente em 121 concelhos de todos os distritos e regiões autónomas do país, assente numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão para usar na farmácia e levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo. De acordo com os dados divulgados, um em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos que lhe são prescritos.

A nível nacional, o programa conta com 9.128 beneficiários e 127 entidades referenciadoras. Ao abrigo do abem: foram já adquiridos 240.249 medicamentos desde a sua origem, em maio de 2016. O programa ambiciona atingir 14.500 pessoas em situação de carência de medicação até ao final de 2019.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM