17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Faleceu Norberto Canha, ortopedista que abriu as novas instalações dos HUC

24 de Março 2024

Norberto Canha, cirurgião ortopedista que presidiu aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) de 1984 a 1988 e dirigiu a mudança para as novas instalações, faleceu este domingo, aos 94 anos.

Professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde terminou o curso em 1957, Norberto Jaime Rêgo Canha era natural de Vales da Vilariça, Alfândega da Fé (Bragança), onde nasceu a 18 de Agosto de 1929.

O Professor Norberto Canha recebeu a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde, a 7 de Abril de 2017.

A par com a carreira hospitalar, o cirurgião ortopedista investigou, escreveu e colaborou em inúmeros artigos científicos de enorme relevância, que contribuem para o conhecimento e prática clínica e, consequentemente, para a melhoria dos cuidados de saúde nas áreas em estudo.

Norberto Canha foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia em 1985-1986 e director do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 1973 e por mais de duas décadas.

No Dia da Cidade, em 2023, Norberto Canha foi distinguido com a Medalha de Ouro de Coimbra.

O médico ortopedista desde sempre se interessou pela filariose linfática, doença que afecta muitos cidadãos em África, nomeadamente, na Guiné-Bissau. Dando sequência a um trabalho realizado nos anos 60, quando prestou serviço militar na Guiné (cirurgião militar mobilizado entre 1961 e 1963), o Professor Norberto Canha reuniu uma equipa de profissionais de saúde bem como os recursos económicos necessários e partiu para a Guiné-Bissau em Janeiro de 2018 com a missão de chefiar essa equipa cirúrgica que deveria efectuar 20 cirurgias. A missão Catimbó decorreu com enorme sucesso, já que foram realizadas 47 cirurgias. Animado pelos resultados, realizou com a sua equipa uma segunda ida ao país africano.

O funeral de Norberto Canha, casado com Célia Maria Cristina Barranha Rêgo Canha, realiza-se terça-feira, às 14h30, da Capela de S. Miguel da Universidade de Coimbra para jazigo de família no cemitério da Conchada.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM