27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Crúzio” celebra amanhã oito anos

4 de Março 2020

O “Crúzio”, doce típico do Café Santa Cruz, celebra amanhã oito anos. Para assinalar a data, o emblemático e histórico café, situado na Praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra, apresenta, neste dia, uma campanha especial de café e “Crúzio” por 1,50 euros. A todos os clientes, oferecerá ainda um postal “facsimile” do vegetal que acompanha este doce, com um selo da série filatélica “Cafés Históricos”, emitida pelos CTT.

Recorde-se que o Café Santa Cruz lançou o “Crúzio” a 5 de março de 2012. Este doce com raízes monásticas pretende homenagear o café, a Igreja e o Mosteiro de Santa Cruz, recordando o enorme valor patrimonial que existe na cidade, valorizando o que foi feito em outros tempos neste espaço. O doce é confecionado com base numa receita antiga, utilizada quando o Café Santa Cruz era simultaneamente café e restaurante, utilizando ingredientes tradicionais. Feito com recheio de ovos, amêndoa ligeiramente tostada e polvilhado com açúcar em pó, o “Crúzio” pode ser saboreado no local ou embalado numa caixa com ilustração inspirada num dos vitrais (que retratam a sua identidade e espiritualidade) do Café Santa Cruz. Conta ainda com um pequeno papel vegetal que cobre os doces, inspirado no painel de azulejo do lado esquerdo da capela mor da Igreja de Santa Cruz.

Este pastel tem conquistado várias distinções, tendo ganho, em abril do ano passado, pelo quarto ano consecutivo, a medalha de ouro na categoria de Pastéis com Amêndoa, no 8.º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa, evento organizado pela Qualifica/oriGIn Portugal, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura – Feira do Ribatejo, de Santarém.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM