12 de Fevereiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra e Montemor-o-Velho recebem grande prova de ciclismo

14 de Fevereiro 2025

Nos dias 1 e 2 de março, a Região Centro receberá a 5.ª edição da UCI Granfondo World Series Coimbra Region, um dos mais importantes eventos de ciclismo amador e turismo ativo. A prova, que atrairá 1.600 ciclistas de 30 países, oferece a oportunidade de apuramento para o Campeonato do Mundo que decorrerá na Austrália.

O evento contará com três provas distintas. A competição começa no sábado, 1 de março, com um contra-relógio individual de 20,2 km, a partir das 10h00, junto ao Estádio Universitário de Coimbra. No domingo, dia 2, pelas 9h00, acontecerão simultaneamente o Mediofondo (106 km) e o Granfondo (148 km), com partida do Centro Náutico de Montemor-o-Velho e passagem pelos concelhos de Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa-a-Nova e Soure, terminando no Castelo de Montemor-o-Velho.

Evento para toda a família

Além da competição principal, a organização promove iniciativas para toda a família, como o Granfondinho, evento gratuito para crianças, que ocorre no sábado às 15h30, em Montemor-o-Velho. Esta atividade visa incentivar a prática do ciclismo desde a infância, desenvolvendo habilidades técnicas e valores cívicos. Paralelamente, será realizada uma caminhada solidária, limitada a 100 participantes, com as inscrições revertendo para uma associação local.

Investimento e impacto na região

O evento é promovido pelas Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho e Coimbra, com o apoio da Turismo do Centro de Portugal, a organização da Cabreira Solutions e o patrocínio da Skoda. O investimento total é de 200 mil euros, sendo que as duas autarquias e a entidade regional de turismo contribuem com 120 mil euros.

Na apresentação oficial que decorreu na terça-feira (11), Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, destacou a importância do evento, referindo-se a ele como “o maior evento de ciclismo amador e de turismo ativo”. Já Anabela Freitas, presidente interina da Turismo do Centro, enfatizou o impacto económico da prova e o seu contributo para a consolidação da região como destino sustentável e atrativo para eventos internacionais.

Com ciclistas de todos os continentes, esta edição reforça o papel da Região Centro como referência no desporto e no turismo, dinamizando a economia local e promovendo um estilo de vida ativo e saudável.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM