Fundada a 6 de abril de 1974, a Associação Desportiva (A.D.) de Souselas, sediada no Campo do Calvário, celebra amanhã 50 anos de história.
Guiada pelo sentido de promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa junto da comunidade em que se insere, bem como proporcionar a todos os seus atletas uma educação cívica e desportiva de qualidade, e ainda promover a solidificação dos laços afetivos com o clube, a A.D. Souselas conta com 80 atletas que, juntamente, com o Direção reforçam a posição do clube como o mais alto representante desportivo da União de Freguesias de Souselas e Botão.
Durante o dia de amanhã, a Associação decidiu celebrar o aniversário com todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o seu crescimento. Assim, pela manhã, haverá uma homenagem aos fundadores do clube onde será descerrada uma placa comemorativa com os nomes de todos os que fizeram nascer o clube.
Bruno Marques, vice-presidente da A.D. Souselas, afirma que esta iniciativa “é, de certa forma, um agradecimento a quem teve a audácia de criar a Associação, porque sem eles não estaríamos no clube e a dinâmica desportiva em Souselas seria certamente muito mais pobre”.
À noite há encontro marcado, pelas 20h00, no restaurante/hotel “O Vitor”, entre dirigentes, atletas, sócios e familiares para o Jantar de Gala, que vai contar com cerca de 90 pessoas. Durante este jantar haverá vários momentos comemorativos e como forma de continuar a homenagear todos os envolvidos no clube serão entregues os cartões de sócios atualizados e aos fundadores presentes será entregue uma lembrança. Presentes na gala estão confirmadas as presenças do presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão, Rui Soares, o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, e o vereador do desporto, Carlos Lopes.
Na quinta-feira, dia 11, pelas 20h00, haverá ainda uma missa, na Igreja Matriz de Souselas, em sufrágio das pessoas que já faleceram, desde sócios, fundadores e dirigentes.
Com 263 sócios, a A.D. Souselas é direcionada para o futebol, sendo que ainda têm dois membros inscritos na Associação de Atletismo de Coimbra.
Aposta na formação
Com vários escalões, desde traquinas e petizes, uma equipa de cada, sub-13, sénior masculino, a jogar no campeonato INATEL, o clube tem também uma equipa sénior feminina a jogar na segunda divisão nacional, sendo as equipas sub.13, sub-9 e sub-7 também mistas, fazendo com que dos 80 atletas que constituem a A.D. Souselas 30 sejam femininas.
“Queremos mostrar que o futebol não é só para meninos, mas sim para quem quiser jogar”, realça Bruno Marques.
O vice-presidente declara que o projeto que a atual Direção se propôs para os anos de mandato é sobretudo apostar nas camadas jovens de modo a dar um futuro mais sustentável ao clube. “A ideia é ter uma base sólida para continuar a progredir e para isso é preciso começar nos pequeninos. Não esquecer o passado e olhar para o presente com futuro, mas fazer tudo de forma sustentável”, sublinhou.
Clube pede melhores condições
Com o crescimento do clube, Bruno Marques afirma que é preciso dar boas condições aos atletas. Neste momento, a associação desportiva luta por melhorias de infraestruturas e afirma que o grande desejo é proporcionar aos seus atletas todas as condições para uma boa prática desportiva e também social.
Sem uma sede própria, o clube admite que as condições do relvado onde jogam e as bancadas não são as melhores, mas a grande necessidade está mesmo nos balneários. “Existe um projeto que está na Junta de Freguesia e que espero que tenha uma evolução nos próximos tempos”, sublinhou o dirigente.