16 de Setembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

AdCL reforça abastecimento de água em Penacova e Poiares

6 de Setembro 2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) consignou, na terça feira, a empreitada de reforço de abastecimento de água aos municípios de Penacova e Vila Nova de Poiares à MARSILOP – Sociedade de Empreitadas, SA.

Com um prazo de execução de 120 dias e um investimento que ronda os 260 mil euros, a empreitada consiste na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova).

De acordo com a AdCL, este investimento vem “satisfazer uma maior necessidade de abastecimento de água dos dois municípios”.

Como entidade responsável pela captação e tratamento de água, a AdCL fornece uma água de qualidade, garantida pela qualidade das origens, pelos processos de tratamento e pelo controlo analítico ao longo de todo o sistema de abastecimento, desde a captação, tratamento até à distribuição às entidades gestoras em “baixa” (câmaras municipais, Águas de Coimbra e SMAS de Leiria).

A empresa assegura que a água que fornece é “uma água tratada, de excelente qualidade, sujeita a análises diárias, cumprindo os requisitos legais nacionais e europeus”. O serviço que presta permite, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final. De acordo com a AdCL, “mais de 900 habitantes da região vão, assim, passar a ter uma água de qualidade e quantidade”.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira entrou em funcionamento em 2011 e teve um investimento total de mais de nove milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53 por cento, permitindo servir as freguesias de Penacova e Vila Nova de Poiares, através do rio Mondego. No total, serve as freguesias de Penacova, Friúmes, Oliveira do Mondego, Paradela, São Paio de Mondego, São Pedro de Alva e Travanca do Mondego, Lorvão, Figueira de Lorvão, Sazes do Lorvão (Município de Penacova) e as freguesias de Lavegadas, São Miguel de Poiares, Arrifana e Poiares (Município de Vila Nova de Poiares), representando cerca de 25 mil habitantes.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira incluiu a construção de uma Estação Elevatória, seis Reservatórios e cerca de 41quilómetros de condutas adutoras e, ainda, a remodelação da ETA da Ronqueira e das Captações já existentes, bem como de quatro Estações Elevatórias (que servem os Reservatórios de Albarqueira, Arrifana, São Pedro Dias e Travanca do Mondego).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM