A Zona Industrial da Louriceira, situada na Freguesia da Cumeeira, no concelho de Penela, foi inaugurada a 14 de agosto, estando agora dotada de todas as condições necessárias para atrair e fixar novas empresas, aumentando a competitividade e a atratividade do concelho.
A inauguração da Zona Industrial da Louriceira ficou a cargo do Núcleo Empresarial de Penela, em representação de todos os empresários do concelho, e do presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, que considera que esta obra é “um exemplo de uma boa aplicação de fundos comunitários ao serviço do desenvolvimento dos territórios de baixa densidade”.
O investimento na Zona Industrial da Louriceira corresponde a um aumento da área disponível para novos lotes na ordem dos 98.410 metros quadrados. Dos três lotes previamente existentes, serão disponibilizados mais 22 lotes, estando, neste momento, todos atribuídos para a instalação de novas empresas, adianta a autarquia, acrescentando que “a procura revelou-se superior à oferta, havendo ainda cerca de quatro empresas com interesse em se fixarem no concelho”.
O projeto correspondeu a um investimento inicial aprovado de 1.597.576,86 euros, comparticipado através do FEDER em 1.330.658,11 euros, com uma taxa de comparticipação de 85% e assegurado pelo Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020 no eixo prioritário COMPETIR (Competitividade e Internacionalização da Economia Regional).
As obras incluem a construção de passeios, áreas de estacionamento, infraestruturas elétricas e telecomunicações, rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais, arranjo paisagístico das rotundas e do espaço verde à entrada do loteamento e a criação de duas ilhas ecológicas.
O Município espera que este investimento se traduza em desenvolvimento económico, que permita a melhoria da qualidade de vida. Realça, ainda, que “o incentivo ao investimento empresarial no concelho para atrair potenciais investidores e a criação de novos postos de trabalho assentes na qualificação, inovação e empreendedorismo são fatores que estão alinhados com a estratégia de desenvolvimento” que defende para Penela.