13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Workshop sensibiliza para importância da prevenção da diabetes

9 de Novembro 2018

O Programa Regional de Diabetes da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), com o alto patrocínio científico da Sociedade Portuguesa da Diabetologia e a colaboração da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, vai realizar, na quarta feira (14 de novembro), Dia Mundial da Diabetes, um workshop sobre esta doença, que visa alertar a comunidade para a importância da prevenção.

Apresentado esta tarde, na Junta dos Olivais, o 6.º Workshop sobre Diabetes vai dividir-se em duas partes, decorrendo a primeira durante a manhã, das 10h30 às 12h30, na Escola Básica n.º 1 dos Olivais, e a segunda, a partir das 14h30, no Pavilhão do União de Coimbra, na Solum.

Com este programa, os responsáveis pretendem sensibilizar toda a comunidade para os riscos associados à doença, sensibilizando para os sinais de alerta e para os hábitos de vida saudáveis que poderão contribuir para evitar a diabetes, como uma alimentação cuidada e exercício físico regular.

“É nossa missão sensibilizarmos a população para cuidarem da sua saúde, independentemente da sua idade”, sublinhou Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Hélder Ferreira, coordenador do Programa, destacou também a “necessidade de apostar na prevenção” e deu conta que a prevalência da doença tem vindo a aumentar, o que resulta de vários fatores, sendo um deles o próprio aumento da esperança média de vida. Por outro lado, alerta também para o problema do diagnóstico tardio, havendo “muitas pessoas que são diabéticas e que não o sabem”. Considera, por isso, que “é essencial fazer o diagnóstico precoce da diabetes” e dá conta que há fichas de avaliação, onde constam 10 perguntas, precisamente para avaliar o risco que um indivíduo saudável tem de vir a ter a doença dentro de 10 anos.

Durante este Programa os participantes vão poder avaliar também esse risco, através da realização de vários rastreios. As atividades começam, às 10h30, na escola, com o debate “A família e a diabetes”, por Margarida Bastos e Mariana Barreto. Continuam com a peça de teatro infantil “Pim Pam Pum dos açúcarados”, pelo Grupo de Teatro Experimental, com um momento de magia pelo mágico Telmo Melo e com a apresentação de um vídeo sobre a doença.

O debate “A família e a diabetes” abre o programa da tarde, às 14h30, no Pavilhão do União. Segue-se um momento de degustação pelo chefe Gonçalo Melo e a mostra de vídeos vencedores do Concurso de Vídeo sobre a diabetes. Haverá ainda um momento desportivo, com chi kung e yoga, e um momento musical, com a atuação do Coro da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. A sessão de encerramento está marcada para as 16h45 e contará com as intervenções do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado; de Francisco Andrade; da presidente da ARSC, Rosa Reis Marques; do diretor do DSP da ARSC, João Pedro Pimentel; e do presidente da delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Polybio Serra e Silva.

Durante o evento decorrem avaliações da tensão arterial, glicemia e do risco de diabetes tipo 2.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM