21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vitorino Nemésio liga Penacova e Praia da Vitória

25 de Junho 2021

Os Municípios de Penacova e Praia da Vitória assinaram, no fim de semana passado, o protocolo de geminação, precisamente no ano em que se comemoram 120 anos do nascimento da figura central que uniu os dois concelhos, Vitorino Nemésio.

A ligação a Vitorino Nemésio (1901-1978) é o primeiro elemento de unidade entre os dois municípios. O escritor nasceu na cidade da Praia da Vitória, mas foi em Penacova que se dedicou a uma das suas paixões, a molinologia. Poeta, romancista, ensaísta, professor e um comunicador exímio, Vitorino Nemésio teve uma presença assídua na RTP nos anos 70. Foi também presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos e um “incansável moleiro das palavras”, no dizer de David Mourão Ferreira.

Os autarcas dos dois municípios consideram que o trabalho feito por Vitorino Nemésio foi muito importante para ambos os territórios, sendo bem evidente a presença do escritor nos dois concelhos, o que justifica esta geminação que não se irá restringir à vertente cultural, havendo intenção de a estender a outras áreas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM