22 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Visitas guiadas convidam a descobrir património de Coimbra

14 de Abril 2022

As visitas guiadas pelo património estão de regresso à cidade de Coimbra, um sinal positivo do ansiado retorno a alguma normalidade, depois dos condicionalismos difíceis e tão limitativos impostos pela pandemia da covid-19.

Bem conhecido e muito apreciado pelos conimbricenses, este programa foi retomado pela Câmara Municipal na semana passada, com as visitas presenciais a serem, tal como no passado, conduzidas por guias intérpretes credenciados. De acordo com a autarquia, o ciclo programado para este ano integra um conjunto de cerca de 40 temáticas, que destacam aspetos da cultura e história da cidade.

Com participação gratuita, mediante inscrição prévia (através do telefone 239 702 630 ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura), o calendário das visitas guiadas vai estender-se até ao final do ano, passando a integrar novamente a agenda cultural e turística do Município, num programa que pretende divulgar a história e a cultura locais mas também dar a conhecer o património edificado, natural e imaterial tão rico que Coimbra oferece.

A próxima visita está marcada para a próxima terça feira e tem como tema “Encontro com Saramago na Alta de Coimbra”. Trata-se de um conjunto de visitas guiadas, no âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, que recria a viagem feita pelo Prémio Nobel da Literatura na cidade, em janeiro de 1980, publicada na obra “Viagem a Portugal”. Ao longo destes itinerários será focada não só a biografia e obra do autor mas, também, aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais. O ponto de encontro é na Couraça de Lisboa, junto ao Instituto Justiça e Paz, seguindo o percurso pelo Paço das Escolas, Casa dos Melo e Sé Nova.

“Colégios da Alta – Património Mundial” é o tema da visita agendada para 21 de abril. O programa tem por base os edifícios dos antigos Colégios Universitários da Alta, focando a sua importância e aspetos histórico-culturais relacionados com a temática. Os participantes irão reunir-se no Largo D. Dinis e o percurso segue para o Colégio de São Bento, Colégio de São Jerónimo, Real Colégio das Artes, Colégio de Jesus, Colégio de Santa Rita, Colégio de Santo António da Pedreira e Colégio da Trindade.

No dia 26 o tema é “A Coimbra de Zeca Afonso”, uma visita guiada a espaços ligados à vida deste cantautor em Coimbra, ao longo da qual será focada a sua biografia, a sua obra e contributo na Canção de Coimbra focando aspetos histórico-culturais ligados às vivências e tradições académicas património imaterial da humanidade. O percurso começa no Largo  D. Dinis e segue para a Faculdade de Letras, Rua da Matemática, Travessa da Matemática, Rua do Loureiro, Rua de São Salvador, Largo da Sé Velha, Beco da Carqueja, Rua Joaquim António de Aguiar, Largo da Portagem e Rua Ferreira Borges.

Ainda em abril, no dia 28, realiza-se a visita “Irmã Lúcia e a Rota Carmelita”, um percurso que pretende associar-se à recém operacionalizada Rota Carmelita, através de um itinerário que procura valorizar o património da cidade. Começa na entrada do Memorial Irmã Lúcia e segue para a Igreja do Carmelo de Santa Teresa, estátua Irmã Lúcia, Jardim dos Patos, Jardim Botânico e Porta da Traição.

 

Visitas variadas todos os meses

 

“O azulejo historiado no Claustro do Carmo” (dia 3), “Arquitetos e Arquitetura Moderna” (dia 5), “Memórias de Santa Cruz – Do Jardim da Sereia ao Adro de Santa Cruz” (dia 10), “Ruas da Alta” (dia 12), “Sabores de Coimbra” (dia 17), “Coimbra vista por Saramago” (dia 19), “Da Inquisição à abolição da pena de morte” (dia 24) e “História da cerâmica de Coimbra” (dia 26) são as visitas marcadas para maio.

Em junho o calendário integra “Largos, praças, terreiros e becos” (dia 2), “Rio Mondego: evolução urbana e a zona ribeirinha” (dia 7), “Fontes de Coimbra” (dia 9), “Os Crúzios no Jardim da Sereia” (dia 14), “Penedo da Saudade” (dia 21), “Arte em Coimbra – Cemitério da Conchada” (dia 23), “Saramago em Santa Clara” (dia 28) e “Santa Clara, um outro olhar” (dia 30).

“Era uma vez… o Brasão da cidade” (dia 4), “tradições Académicas e a Canção de Coimbra (5, 6, 7 e 8), “José Régio [presença] em Coimbra” (dia 12) e “Passear no Parque Verde” (dia 14) são as propostas para o mês de julho.

Para agosto estão marcadas as visitas “A Coimbra de Eça de Queirós” (dia 23), “Cervejaria Artesanal” (dia 25) e “Arquitetura do Século XX – Património Mundial” (dia 30).

“Era uma vez… Pedro e Inês” (dia 1), “Coimbra n’ a criação do mundo, de Miguel Torga” (dia 20) e “Lapa dos Esteios” (dia 22) são as sugestões para setembro.

Já em outubro as temáticas são “Saramago, guia no Museu” (dia 11), “Portugal, nascimento de uma nação” (dia 13), “As mulheres em Coimbra” (dia 18), “Órgão de Tubos em Coimbra” (dia 20), “De refúgio a jardins públicos” (dia 25) e “Dia Santo António, Nascimento de um Santo” (dia 27).

“Era uma vez… as rosas de Isabel” (dia 3), “Brasileiros em Coimbra” (dia 10), “Na Baixa de Coimbra pela mão de Saramago” (dia 15), “Igreja de Santo António dos Olivais (dia 17) e “Do papel às artes tipográficas” (dia 22) são as visitas programadas para novembro.

A encerrar o programa estarão, em dezembro, as visitas “António Nobre em Coimbra” (dia 13) e “O Presépio” (dia 20).

As visitas decorrem com um mínimo de seis e um máximo de 25 inscritos, sendo obrigatório o uso de máscara.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM