25 de Janeiro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova Poiares celebra Feriado Municipal com homenagens e distinções

8 de Janeiro 2021

O Município de Vila Nova de Poiares vai celebrar, na quarta feira (13 de janeiro), o seu Feriado Municipal, que assinala o 123.º aniversário da restauração do concelho. Será uma sessão diferente da habitual, devido às contingências impostas neste contexto de pandemia, mas que irá enaltecer os valores e a história de Poiares.

Este ano, as comemorações vão realizar-se de forma repartida, para evitar grandes aglomerações no Centro Cultural. A sessão solene está marcada para as 11h00 e começará com as habituais intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, estando também prevista a participação de um representante do Ministério das Infraestruturas, não estando ainda definido se será presencial ou através das plataformas digitais.

Tal como tem sido habitual durante esta sessão, serão também homenageadas algumas personalidades e entidades que se distinguem pelo contributo que têm dado ao desenvolvimento e projeção do concelho. De acordo com o presidente da autarquia, João Miguel Henriques, vão ser seis os homenageados – a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares vai receber a Medalha de Honra do Município e serão distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, a Companhia de Teatro Experimental de Poiares, a Associação Empresarial de Poiares, o ator Tiago Aldeia, a nadadora Camila Rebelo e o anterior Secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito.

No final desta primeira parte da sessão, por volta das 12h00, vai ser inaugurado um monumento de homenagem ao empresário poiarense. “Quisemos aproveitar este momento, em que vamos distinguir também a Associação Empresarial, para reconhecer simultaneamente o mérito que os empresários deste concelho têm tido para o crescimento e dinâmica económica e social que apresenta”, realça João Miguel Henriques. De acordo com o presidente, trata-se de “um monumento construído numa rotunda, situada precisamente em pleno pólo empresarial do concelho, uma réplica do antigo lagar tradicional de azeite”. Desta forma, a autarquia pretende ir “um pouco às origens do concelho e de uma atividade económica que serviu de base para que Poiares pudesse crescer a nível económico e empresarial ao longo de todos estes anos”.

As festividades vão continuar à tarde, a partir das 16h00, novamente no Centro Cultural, com as habituais homenagens aos funcionários do Município que comemoram 15, 25 ou 35 anos ao seu serviço e também àqueles que se aposentaram durante o ano de 2020.

“Gostaríamos muito de fazer uma grande festa como fazemos sempre, com a sala cheia, mas este ano, infelizmente, não é possível. Temos que criar aqui um conjunto de limitações e cuidados para evitar os ajuntamentos mas julgo que toda a gente compreenderá”, realça o presidente.

Chanfana sempre presente

As celebrações do Feriado Municipal coincidem sempre com a tradicional Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, promovida em parceria pela autarquia, Confraria da Chanfana e restauração local. Este ano, este evento não se realizará agora mas João Miguel Henriques assegura que a chanfana não deixará de ser assinalada, até porque é um prato que está sempre presente nos restaurantes do concelho.

“Temos sempre chanfana nos restaurantes, vamos simbolizar na mesma a data porque efetivamente é neste período que realizamos a Semana da Chanfana e não podemos deixar passar este momento sem promovermos esta marca tão importante para nós e para a nossa restauração”, realça. João Miguel Henriques adianta que, assim que as condições de saúde o permitam, Câmara, Confraria e restaurantes voltarão a unir-se para realizar este evento que surgirá, excecionalmente este ano, noutra data.

Neste período, a chanfana será evocada apenas com algumas ações promocionais, uma forma simbólica de, como sublinha o autarca, “lembrar as pessoas que temos este prato gastronómico tão identitário e tão fantástico da gastronomia nacional em Vila Nova de Poiares”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM