A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou, por unanimidade, na última reunião do Executivo, a minuta do acordo a celebrar com a IP-Infraestruturas de Portugal para a requalificação da Estrada Nacional 2 (EN2), no troço entre Santa Maria e o limite do concelho. Depois desta intervenção, esta via será integrada na rede viária do Município, pondo assim fim a um diferendo que, segundo a autarquia, dura desde 2013.
“Trata-se de um documento que permite que finalmente as partes consigam chegar a acordo, e que o Município possa receber e integrar no domínio da rede viária municipal o troço que faltava da antiga Estrada Nacional 2”, explica o presidente da Câmara. João Miguel Henriques realça ainda que, “face ao elevado estado de degradação, era fundamental que a via fosse devidamente intervencionada para acautelar as devidas condições de segurança e estabilidade de circulação”.
A crescente dinamização e revitalização da EN2 tem trazido um volume cada vez mais crescente de visitantes ao concelho, e “é fundamental que a estrada esteja em devidas condições de circulação e possa representar um digno ‘cartão de visita’ do concelho numa das principais ‘portas de entrada’ de Vila Nova de Poiares”, sublinhou.
A par desta intervenção da IP-Infraestruturas de Portugal, o Município já iniciou os procedimentos para avançar com a requalificação do troço entre Santa Maria e a entrada da vila, na rotunda do Monumento de Homenagem ao Bombeiro, a fim de que toda a extensão da EN2 que atravessa o concelho, possa ficar dotada de boas condições de circulação e de segurança.
A autarquia adianta que, segundo o que ficou acordado, as obras deverão começar durante o próximo mês de junho, encontrando-se o documento a aguardar disponibilidade do Ministério das Infraestruturas e da Habitação para agendamento da sessão de homologação com presença do membro do Governo.