5 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares debate reabilitação urbana

7 de Setembro 2018

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares promove, na terça feira (11 de setembro), às 18h00, no Centro Cultural, uma sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) e Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE).

Aberta a todos os interessados, esta sessão pública vai dar a conhecer os apoios e oportunidades de financiamento, tanto no âmbito do IFRRU 2020, como no âmbito do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE). “O objetivo é divulgar e sobretudo esclarecer possíveis dúvidas sobre as condições de acesso a estes dois tipos de apoios (IFRRU2020 e FNRE), bem como explicar, por exemplo, que tipo de intervenções são apoiadas e quais as despesas financiadas”, esclarece o Município em nota divulgada.

A regeneração urbana e requalificação do centro histórico da vila é uma das prioridades deste executivo, que tem já em marcha o PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vila Nova de Poiares, no âmbito do qual já foi implementado o Espaço de Apoio ao Visitante, seguindo-se a reabilitação do Mercado Municipal, que se assume como o principal investimento público, num montante de investimento que ronda os 942 mil euros.

O Município pretende, posteriormente, estender o investimento à restante área do centro da vila, numa intervenção ao nível da requalificação dos arruamentos, passeios e demais espaços públicos.

A autarquia recorda que este investimento municipal só faz sentido se for acompanhado de investimento por parte dos promotores privados, de forma a que todos trabalhem em conjunto com vista “à remodelação e requalificação de toda a zona central da vila, dotando-a de uma nova e moderna imagem que, seguramente, contribuirá para um crescimento e desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Poiares”.

É precisamente no âmbito desta intervenção privada, e na procura de apoio aos proprietários, que incidem os instrumentos do IFRRU e FNRE e que configuram uma oportunidade de incentivo à reabilitação urbana que pode ser aproveitada pelos proprietários, imobiliárias, investidores ou outros interessados.

“O objetivo é promover a recuperação e reabilitação do centro da vila, dotando-o de condições modernas e funcionais, dando ao chamado ‘centro histórico’ de Poiares uma nova imagem e sobretudo novas funcionalidades e novas dinâmicas”, realça o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

A participação nesta sessão de esclarecimento é gratuita, devendo os interessados inscrever-se, preenchendo a ficha que está disponível em www.goo.gl/LNmA8a. Para mais informações, devem contactar o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, através do email gae@cm-vilanovadepoiares.pt ou do telefone 239 420 850.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM