17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares aposta no desenvolvimento económico e social

31 de Outubro 2019

O desenvolvimento económico e social do concelho é uma das prioridades do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020, aprovado na semana passada pelo executivo municipal de Vila Nova de Poiares.

No valor de 10.140.772 euros, este orçamento reflete, como explicou o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, “uma aposta clara do Município no desenvolvimento económico e social do concelho”, apresentando, comparativamente ao deste ano, “uma redução significativa, sendo que cerca de 1,5 milhão de euros está relacionado com o facto de neste documento não estarem repercutidas as despesas e receitas no âmbito do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, dado que essas competências passarão a ser da responsabilidade da recém-criada empresa intermunicipal APIN”.

A maior “fatia” do orçamento de 2020 vai para o ordenamento do território, num investimento de quase dois milhões de euros, onde se destaca o investimento na ordem de 1,2 milhões de euros na infraestruturação do Polo II da Zona Industrial que, apesar da obra estar já lançada, será em 2020 que terá a sua maior execução.

A Proteção Civil é outra das áreas com especial destaque, estando identificados investimentos na aquisição equipamento de proteção, na limpeza das florestas e das designadas faixas de proteção, a par ainda do combate à vespa velutina e do financiamento da Equipa de Intervenção Permanente. Nesta área destaque ainda para o programa “A Nossa Floresta” que, como explica a autarquia, tem como objetivo incentivar a redução do excesso da plantação de eucaliptos, com disponibilização de espécies autóctones aos proprietários para que possam ‘povoar’ os seus terrenos com espécies mais resilientes e assim promover a biodiversidade.

As Funções Sociais são outras das prioridades do Município, com forte aposta na educação, por se tratar de uma área de grande importância na ação deste executivo, especialmente no que toca aos apoios nos transportes escolares e na aquisição dos manuais escolares e cadernos de atividades para o 1.º e 2.º ciclos de ensino.

O Município realça que esta proposta de orçamento apresentada resulta de “um conjunto de reuniões que o executivo promoveu com todas as forças políticas que concorreram às últimas eleições autárquicas, analisando os seus contributos, e incluindo alguns deles no documento final”. Ainda assim, o documento foi aprovado apenas com os votos favoráveis do Partido Socialista e com a abstenção do PSD, que disse discordar de algumas das opções apresentadas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM