23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares: Adega vai transformar-se em posto de turismo e museu

13 de Dezembro 2019

A Adega da Quinta do Torrel, em Vila Nova de Poiares, vai transformar-se em posto de turismo e espaço museológico. A Câmara Municipal pretende reabilitar e transformar este espaço que se encontra atualmente devoluto, tendo sido o projeto já aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo.

“Trata-se de um edifício histórico e pretendemos dar-lhe nova vida, mantendo a sua icónica traça original”, explicou o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, considerando que a sua localização, mesmo à entrada da vila e junto à EN-2, “é ideal para que ali possa ser enquadrado um posto de turismo, servindo também de importante apoio aos utilizadores da Rota da EN-2 que cada vez mais nos procuram”.

De acordo com o projeto aprovado, que tem um investimento estimado de cerca de 400 mil euros, “será preservada a atmosfera do espaço existente numa atitude que passa por demolir as intervenções posteriores à construção inicial, reinterpretando os sistemas construtivos originais, mesclando-os com processos atuais que permitam uma melhor eficiência na utilização dos espaços, dotando-o de condições capazes de interagir pedagogicamente com os futuros utilizadores e visitantes”.

A autarquia pretende que, a partir da antiga Adega da Quinta de Torrel, seja possível “apontar referências capazes de mostrarem aos visitantes do concelho um breve conhecimento da história, cultura e etnografia local”. A ideia passa, segundo a memória descritiva do projeto, por “continuar a apresentar o espaço na sua essência enquanto Adega, mas também conciliá-lo e adaptá-lo a outras valências e atividades, como espaço expositivo com exposições permanentes, exposições temporárias, pólo de oficinas criativas, mostra, apresentação e loja de produtos endógenos, conferências e posto de turismo”.

A autarquia de Vila Nova de Poiares refere, ainda, que este projeto foi candidatado ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal, na linha de apoio à valorização turística do interior, encontrando-se ainda a aguardar decisão.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM