6 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila do Botão recria Feira à Moda Antiga

15 de Novembro 2019

A vila do Botão promove, este fim de semana (16 e 17 de novembro), mais uma “viagem no tempo”, convidando população e visitantes a recuarem a 1514 e a celebrarem a entrega da Carta de Foral a esta localidade, feito histórico que aconteceu há mais de 500 anos.

Para evocar esta efeméride, a União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão recria mais uma Feira à Moda Antiga, evento que vai juntar amanhã e domingo, no largo da Junta, cerca de 20 artesãos e 10 coletividades que vão trazer ao recinto o artesanato, a gastronomia e muitas outras atrações.

O presidente da UF, Rui Soares, recorda que a feira começou há cinco anos e o sucesso foi tal que se tornou num “evento obrigatório”, que passou a integrar o calendário anual desta freguesia. Para o autarca esta é uma “realização muito importante” que, para além de comemorar a entrega da Carta do Foral ao Botão, outorgada por El-Rei D. Manuel I a 10 de janeiro de 1514, promove também a união e a confraternização entre a comunidade.

“São estes eventos que trazem vida às localidades, às freguesias, que promovem o convívio e a partilha de saberes e de experiências. Este envolvimento é importantíssimo para as pessoas e para as coletividades”, realça.

Vão estar no recinto cerca de 20 expositores com o artesanato, um número que só não é superior devido às limitações do espaço. Rui Soares adianta, no entanto, que a Junta está a tentar criar condições para alargar o recinto. “Temos uma pessoa que já mostrou vontade para nos ceder um terreno junto ao edifício da Junta e isso permitir-nos-á, num futuro próximo, alargar a feira e também criar um parque infantil, equipamento que faz muita falta em Botão”, explica.

Ao artesanato vai juntar-se também a gastronomia, sendo de destacar a participação de 10 coletividades locais, que vão surpreender os visitantes com os sabores regionais, em ementas onde não faltarão a chanfana, os negalhos, o leitão, a sopa da pedra e muitos outros pratos típicos. Não vai faltar também o famoso café de borra e, em tempo de S. Martinho, as castanhas assadas e o vinho novo.

Rui Soares deixa um convite a todos para que visitem o Botão durante o fim de semana, garantindo que “levarão seguramente boas recordações” e viverão “momentos felizes”.

A inauguração da feira está marcada para amanhã, às 17h00, seguindo-se animação com os gaiteiros “Os Katembas” e “Os Ciprigaitas”. Para além do “repasto”, há também muito convívio nas tabernas e, a partir das 22h00, o café de borra, servido do caldeirão rodeado por uma boa fogueira, aquece a noite.

No domingo a feira abre às 10h00, seguindo-se celebração de missa e bênção do certame, às 11h00. Durante a manhã os gaiteiros voltam a animar as ruas e à tarde, depois dos almoços e convívios nas tabernas”, há animação de rua com “Os Medievais”, não falta o café de borra e, a encerrar, por volta das 20h00, há espetáculo de fogo.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM