15 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vigor da Mocidade comemora 93 anos cheio de vitalidade

3 de Fevereiro 2023

O Grupo Recreativo “Vigor da Mocidade” completou na quarta-feira (1 de fevereiro) 93 anos de histórias e soprou as velas a mais um ano de vida, com direito a fogo de artifício. Foi em 1930, no lugar de Fala, freguesia de São Martinho do Bispo, em Coimbra, que um grupo de jovens fundou esta coletividade, que tem vindo a crescer desportivamente de ano para ano até aos dias de hoje.

Para comemorar a efeméride, o Vigor preparou um conjunto de iniciativas. Amanhã (4) vai ter lugar uma arruada com os gaiteiros, seguindo-se a 11 de fevereiro (sábado) um convívio que vai reunir todos os atletas, pais, diretores e outros tantos elementos que integram o clube para brindar a mais um aniversário. Ainda nesse dia vai proporcionar um espetáculo de patinagem artística (11h00), um jogo convívio de futebol (12h00) e um almoço volante com porco no espeto (13h00). Às 15h00 será apresentado também um espetáculo de ginástica acrobática, seguindo-se uma atuação musical no Complexo Desportivo do Vigor.

“Vai ser uma festa em grande, com muita música e animação, que se vai prolongar durante todo o dia”, perspetiva o presidente do Vigor, Mário Fernandes.

As celebrações continuam a 18 de fevereiro com uma Noite de Fados, pelas 21h00, na Sede Cultural, pela voz da finalista do The Voice Portugal (fadista Maria Inês Graça), Hugo Faustino, também fadista, Tomás Pauseiro (Guitarra Portuguesa) e Ni Ferreirinha (Viola). Fados, caldo verde, chouriço e vinho vão reunir-se para mais uma noite de festa.

A 24 de fevereiro vai também decorrer um torneio de sueca, culminando as comemorações a 4 de março com o jantar de aniversário, na sede do clube.

O Vigor da Mocidade surgiu, assim, há 93 anos e tem passado por diversas fases, desde a criação do clube, enquanto entidade recreativa, ao surgimento da primeira modalidade, o futebol, que foi inscrito na Associação de Futebol de Coimbra. “A partir daí, houve um crescimento sustentado, em que fomos criando as restantes secções”, acrescentou Mário Fernandes, presidente há 29 anos. Além da Escola de Futebol, criada em 2002, somaram-se as modalidades de natação, ginástica acrobática e a patinagem artística.

Até aos dias de hoje, o clube tem se desenvolvido com muito “vigor” e vitalidade, com a criação de novas infraestruturas, a sede, o bar, um ginásio, entre outras intervenções importantes para se tornar o que é atualmente. “Fizemos de tudo para que hoje o Vigor seja uma realidade”, vincou.

O Vigor, que se caracteriza como “um clube eclético”, conta com o carinho de cerca de 400 atletas, distribuídos pelas várias secções. O elemento mais novo tem três e o mais velho 40 anos. “As modalidades que desenvolvemos envolvem todas as idades”, salientou o dirigente.

Nestes últimos 30 anos, Mário Fernandes partilha algumas das grandes conquistas do Vigor. No futebol “fomos campeões distritais de iniciados, juvenis, juniores e seniores”, além de termos conquistado taças e supertaças”. “Somos bicampeões da Associação Futebol de Coimbra no Campeonato de Divisão de Honra”, disse orgulhoso.

Na ginástica também são vários os atletas que conquistaram campeonatos nacionais, “como o terceiro lugar no Campeonato da Europa e o quarto lugar no Campeonato do Mundo”. “Na patinagem fomos campeões regionais e na natação temos bons resultados”, sublinhou.

Estas conquistas, afirmou Mário Fernandes, são fruto do trabalho de uma equipa “forte e coesa”. “É um sinal evidente do clube e de todas as pessoas que integram o Vigor”, que soma cerca de 500 associados.

Completados 93 anos de existência, agora é tempo de olhar para o presente e futuro para que o Vigor “continue a crescer e a ter êxito desportivo, apesar das dificuldades”.

“Trabalhamos bem e temos tentado criar todas as condições para que os nossos atletas se sintam bem. Queremos também que os nossos sócios continuem a acreditar no nosso potencial”, concluiu Mário Fernandes.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM