23 de Abril de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Videovigilância no centro histórico está na fase final de testes

5 de Março 2021

O novo sistema de videovigilância instalado pela Câmara Municipal de Coimbra no centro histórico está já na fase final de testes. Este sistema resulta de um trabalho de vários anos com vista ao reforço da segurança na cidade.

A autarquia já instalou o sistema e adquiriu os serviços de comunicações para interligação das câmaras de vigilância com o posto de comando da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra – responsável pela coordenação, recolha de dados e acesso –, estando agora a ser afinados os procedimentos, designadamente a verificação da qualidade da imagem captada e o reforço da sinalética na via pública, de acordo com a legislação em vigor.

Este serviço vai funcionar em estreita colaboração com a PSP, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e o ministério da Administração Interna. O presidente da Câmara, Manuel Machado, assegurou, em outubro, que os serviços municipais ou terceiros não vão ter intrusão no sistema, que será gerido unicamente pela PSP de Coimbra, salientando que o parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados foi precisamente o mais difícil de conseguir.

Segundo o autarca, o Município de Coimbra anda “há anos a trabalhar com a PSP, que tem feito um trabalho notável nesse domínio, para a reinstalação dos sistemas de videovigilância nos sítios adequados face às necessidades da cidade”. “O nosso trabalho é de cooperação com o ministério da Administração Interna e com as forças de segurança para tranquilizar as pessoas, mas com garantia de que não haverá nenhuma deriva”, sublinhou.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM