Quatro viaturas 100 por cento elétricas reforçam os meios utilizados na limpeza no centro histórico de Coimbra. Adquiridos pela Câmara Municipal, estes novos veículos, que representam um investimento de cerca de 180 mil euros, cofinanciados em cerca de 35 mil pelo Fundo Ambiental do ministério do Ambiente, integram-se na estratégia de requalificação ambiental da Alta e da Baixa da cidade, zonas que têm assistido, nos últimos anos, a um aumento de moradores e visitantes.
Estes veículos, de dimensão reduzida, sem emissão de gases ou produção de ruídos, vão ser usados para melhorar o sistema de recolha de resíduos urbanos, um trabalho que, de acordo com a autarquia, terá “repercussão direta na imagem do espaço público”. Sendo 100 por cento elétricos, vão contribuir também para “a diminuição da poluição ambiental e sonora no miolo da cidade” e para a poupança em combustível.
Os quatro veículos dispõem de caixas de recolha de resíduos basculantes e, dois deles, apresentam sistemas de lavagem por alta pressão.