10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vermoil revive tradição do Bodo das Castanhas

25 de Outubro 2019

Tasquinhas, frutos secos, gastronomia, desporto e até flores são algumas das muitas atrações do Bodo das Castanhas, evento que vai animar a Freguesia de Vermoil, no concelho de Pombal, de hoje a domingo (25 a 27 de outubro).

Promovida pela Junta de Freguesia, esta é uma feira secular que faz parte da identidade e da cultura da população desta região que se mobiliza para, nestes três dias, dar a conhecer aos visitantes o que aí há de melhor e mais tradicional.

Com um programa diversificado, que aposta na tradição mas surge também com algumas novidades, o Bodo das Castanhas atrai, todos os anos, milhares de visitantes a Vermoil. Para Carlos Santos, presidente da Junta, esta é uma das realizações mais importantes da Freguesia, que envolve todas as “forças vivas”, como instituições, coletividades, artesãos e população.

O setor da gastronomia é um dos mais atrativos, convidando todos a degustar os sabores típicos da região, que vão ser serviços em quatro tasquinhas, dinamizadas por outras tantas coletividades da Freguesia que, para além do convívio, aproveitam este evento e o saber fazer dos seus elementos para angariar alguma receita extra que as ajude na concretização dos seus projetos.

No artesanato privilegiam-se também os artistas locais, que vão apresentar no evento as artes e ofícios mais tradicionais mas também outros trabalhos mais contemporâneo.

“Juntamos o que temos de melhor e mais tradicional neste evento secular que, todos os anos, traz milhares de pessoas a Vermoil. Aqui encontrarão um pouco de tudo aquilo que nos caracteriza mas também muitos outros produtos que vão ser trazidos à feira pelas centenas de expositores e vendedores ambulantes que, nestes três dias, participam no Bodo das Castanhas”, realça o presidente. Para Carlos Santos, estes são “dias de grande festa e convívio” e espera que todos possam usufruir do vasto programa que conta também com um atrativo cartaz musical e outros eventos culturais e desportivos, não faltando também as castanhas assadas e a água pé.

Esta edição surge com uma novidade, já que a Associação Nacional de Orquidofilia vai participar nesta feira, através de uma grande exposição de orquídeas mas dinamizando também outras atividades, como workshops.

O Bodo das Castanhas começa hoje, às 18h00, com a sessão solene, seguindo-se, uma hora depois, a abertura das tasquinhas. Depois de celebração de missa comunitária (20h00), há animação com o duo musical Ângelo Miguel & Anabela (22h00).

Amanhã o programa abre com a Concentração de Veículos Clássicos (9h00), seguindo-se o passeio. A Exposição de Orquídeas abre às 10h15 e as tasquinhas às 12h00. Durante a tarde há animação diversa, como jogos tradicionais, música e o magusto popular. À noite atuam o grupo Canta a Cuca (20h30) e o quarteto Oriundos da Noite (21h30).

O ponto alto dos festejos está marcado para domingo, a partir das 8h00, com a abertura da feira secular de frutos secos. Uma hora depois começa o XIII Raid BTT e o passeio BTT. A Exposição de Orquídeas abre às 10h00 e as tasquinhas às 12h00. À tarde destaque para a animação de rua, com Rasga Milho (14h00) e para o Bodo Ativa-mente (das 15h00 às 17h00). Há ainda muita música, com as atuações do Rancho Folclórico Vila Cã (15h00), Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços (16h30), escola de dança Adriano Jaulino (18h30) e baile animado por Bruno Piriquito (19h30).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM