13 de Julho de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Várias freguesias de Coimbra juntam-se na defesa ao Hospital dos Covões

29 de Junho 2020

Várias freguesias e uniões de freguesia de Coimbra estão também unidas na defesa do Hospital dos Covões, mostrando que esta é uma luta de todos.

A União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades aprovou por unanimidade, em Assembleia de Freguesia, duas moções apresentadas, respetivamente, pelo Partido Socialista (PS) e pelo Partido Social Democrata (PSD), em defesa daquele hospital, da urgência polivalente 24 horas, e também da instalação da Maternidade naquela unidade hospitalar.

“O Hospital dos Covões encontra-se inserido na nossa UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, na zona urbana de Coimbra, garantindo desde sempre e com plena e reconhecida satisfação, uma resposta direta às necessidades de cuidados e assistência médica da população de toda a região Centro, contribuindo reconhecidamente para o seu desenvolvimento, dinamização e valorização. Um pólo de saúde estrategicamente situado na margem esquerda do Rio Mondego”, realça o PS na sua moção.

Recomenda, por isso, à Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que “apresente um ‘Plano Funcional do Hospital dos Covões’ que preveja e garanta o seu funcionamento de urgência polivalente por 24 horas, com uma visão estratégica e funcional dos seus serviços, designadamente, para o serviço (enfermaria) de Cardiologia, o seu Laboratório de Hemodinâmica, assim como da anunciada transferência do Serviço de Pneumologia do Hospital Geral para os HUC e outros serviços; e esclareça e informe a população e em particular os cidadãos sobre o processo de decisão relativo à localização e construção da Nova Maternidade, que se reconhece que só pode ser na área adjacente do atual Hospital dos Covões”.

Apela ainda à ministra da Saúde, Marta Temido, e a todas as entidades e partidos políticos “que pautem o seu comportamento em defesa das reais necessidades de saúde dos cidadãos da região Centro”, onde se inclui “a vasta população” desta UF.

Já o PSD, na moção apresentada, considera que a reestruturação prevista para o Hospital dos Covões representa “um ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS); uma falta de respeito para com todos os profissionais de saúde que lá trabalham; um ataque a todos os utentes; falta de respeito pela região Litoral e pela região das Beiras; falta de respeito pela margem esquerda de Coimbra; falta de visão para potenciar o SNS; e falta de visão para dinamizar e potenciar Coimbra como a Capital da Saúde”. Considera ainda que ignora “o contexto de excelente localização geográfica do Hospital, junto da Escola Superior de Enfermagem, Escola Superior de Tecnologias da Saúde, do Instituto do Sangue e até da Bluepharma”, assim como descura “sobretudo os cuidados de saúde da população”, contribuindo para “a saturação dos HUC”.

Para o PSD de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades “é óbvia e intenção de um desmantelamento encapotado do Hospital dos Covões”, manifestando-se “contra qualquer reestruturação que retire dignidade” àquele hospital e que conduza à sua “destruição dissimulada”.

“Temos consciência do que representaria na vida da nossa UF a dita reestruturação. O Hospital dos Covões é também um pólo agregador e potenciador da vida económica da nossa região e em particular da nossa UF. A cidade tem de compreender que fica mais pobre com esta reestruturação”, realça.

Estas moções foram aprovadas por unanimidade. De referir ainda que, nesta Assembleia, foi também aprovado por unanimidade um voto de louvor a todos os profissionais de saúde.

Recorde-se que também outras freguesias e uniões de freguesia se manifestaram já em defesa do Hospital dos Covões. A moção “Hospital dos Covões – Contra a falta de transparência e a favor do investimento nesta infraestrutura de saúde”, proposta pelo PS, foi aprovada na UF de Trouxemil e Torre de Vilela, na UF de Souselas e Botão, na UF de Antuzede e Vil de Matos e na Freguesia de Cernache.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM