20 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Urgências dos CHUC com afluência “anormal”

1 de Abril 2022

O serviço de urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem registado um volume “anormal” de afluência, idêntico ao período pré-pandemia covid-19, sobretudo devido ao aumento considerável de casos de infeção respiratória.

Segundo o diretor do serviço de urgência, João Porto, a unidade hospitalar tem “notado um acréscimo brutal de doentes com gripe A, que não têm a mesma gravidade da covid-19, mas acabam por motivar muitos internamentos”.

“Atingimos níveis de afluência pré-pandemia, que eram relativamente maus. Chegámos a ter dias, nas segundas-feiras de 7 e 21 de março, que ultrapassámos os 650 doentes por dia e, neste momento, estamos com uma média muito alta de 540 doentes por dia, o que é muito”, salientou o médico. Frisou, ainda, que estes níveis de afluência comprometem “a capacidade de resposta perante os doentes que chegam” às unidades hospitalares e alerta para o facto de cerca de 30 por cento dos doentes que ocorrem ao serviço serem considerados não urgentes, “que poderiam ter tido uma resposta nos cuidados de saúde primários”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM