15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra quer deixar de fazer exames em papel

23 de Dezembro 2022

A Universidade de Coimbra vai avançar com um projeto-piloto de exames digitais sem recurso a papel, na próxima época de avaliação, iniciativa que pretende alargar a toda a academia em 2023/24.

“Nesta época de exames vamos já ter em fase piloto exames com recurso a um sistema informático”, disse o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão.

Segundo este responsável, a UC desenvolveu um “software” próprio que permite ao professor fazer o exame presencial “que quiser e configurar com imagens ou filmes”, sendo possível correções automáticas e passagem por um sistema que deteta fraude.

“Temos um conjunto de ferramentas que permite, daqui para a frente, deixarmos de fazer exames em papel e ter este procedimento presencial com recurso a ferramentas digitais para toda a universidade”, realçou.

Amílcar Falcão explicou que os exames não serão feitos nos computadores pessoais dos alunos, mas em “tablets” da UC, onde serão carregados os exames com o sistema “a permitir fazer a correção na plataforma e lançar as notas”. “Terá a mesma segurança que fazer um exame em papel”, assegurou o reitor, frisando que a UC “está preparada para alargar a toda a instituição este tipo de exames já em 2023/24”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM