23 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra lança projeto piloto para dinamizar voluntariado

17 de Novembro 2020

A Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje, Dia Internacional do Estudante, um projeto pioneiro em Portugal, a UC Transforma, que visa articular e dinamizar ações na área do voluntariado através de uma plataforma digital.

“Quando se vem para a UC, encontram-se duas universidades: a dos cursos, registada na A3Es. E outra, com os valores do humanismo, com desporto, cultura, empreendedorismo”, destacou o reitor da UC, Amílcar Falcão, acrescentando que, com uma iniciativa como a UC Transforma, a Universidade pretende “valorizar ainda mais o papel social” que tem.

A UC Transforma é uma plataforma centralizada de voluntariado que pretende “agregar esforços e sinergias” e, ao mesmo tempo, “valorizar a participação” dos estudantes, acrescentou a vice-reitora para os Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social, Cristina Albuquerque.

A plataforma pretende aproximar projetos e voluntários, isto é, “conecta quem quer fazer o bem com quem precisa do trabalho voluntário”, sublinhou Fábio Silva, presidente do Movimento Transforma Brasil, uma das instituições que, juntamente com a Fórum Estudante e a UC, criaram o Movimento Transforma Portugal. A plataforma UC Transforma é uma das iniciativas que surge da parceria.

“Estudantes que querem ajudar estudantes”, reforçou o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC). De acordo com Daniel Azenha, a iniciativa surge como “oportunidade” e “não faria sentido a AAC não se associar”.

Presente na sessão, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sublinhou a importância da iniciativa, considerando que é fundamental continuar a “estimular estas ações na comunidade académica”. “Queremos que seja um movimento. cada vez mais, o combate ao abandono escolar faz-se com ações complementares ao currículo formal”, adiantou.

Manuel Heitor disse que o projeto deverá contribuir “para formar jovens mais humanistas”, numa sociedade que regista “um défice de participação” no voluntariado, e apelou ao envolvimento da comunidade académica em geral, com destaque para os estudantes do ensino superior.

Na sua opinião, a cultura “que se difunde para além da sala de aula” reforça a intervenção dos jovens nas áreas cívicas, o que o leva a acreditar que o Movimento Transforma Portugal e o projeto-piloto UC Transforma “são inspiradores”, desde logo no contexto da pandemia da Covid-19.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM