24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra estuda doenças do cérebro e envelhecimento

8 de Abril 2020

Dois grupos de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) obtiveram um financiamento de perto de três milhões de euros para o estudo de doenças do cérebro e do envelhecimento cardiovascular. Os projetos DYNABrain e RESETageing receberam, respetivamente, 2,5 milhões de euros e 900 mil euros do programa europeu Spreading Excellence and Widening Participation, promovido pelo Horizonte 2020.

O primeiro visa o recrutamento para o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC de um grupo de investigação de excelência na área de Neurociências de Sistemas e Computacionais, aplicadas ao estudo de doenças neuropsiquiátricas e neurodegenerativas. Adicionalmente, prevê a criação de um programa doutoral em Neurociências Integrativas para a formação de investigadores de topo nesta área de investigação.

Já o projeto RESETageing, financiado na categoria Twinning, vai permitir a várias instituições, com diferentes competências e indicadores de desempenho, partilhar as melhores práticas entre si. Visa potenciar as competências científicas e de inovação da UC na área do envelhecimento cardiovascular, uma vez que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morbilidade/mortalidade em Portugal.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM