23 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra elege novo Reitor

8 de Fevereiro 2019

A Universidade de Coimbra (UC) vai eleger, na segunda feira (11 de fevereiro), o novo Reitor. Amílcar Falcão, Duília Fernandes de Mello, Ernesto Costa e José Pedro Paiva são os quatro candidatos que disputam o cargo de Reitor da mais antiga universidade do país e uma das mais antigas da Europa.

A Eleição do Reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2019-2023 vai ser feita numa reunião plenária do Conselho Geral, tendo decorrido esta semana, na segunda feira, uma audição pública dos candidatos. Cabe, assim, aos membros do Conselho Geral em efetividade de funções, eleger, através de voto presencial e escrutínio secreto, o sucessor de João Gabriel Silva.

O Conselho Geral é constituído por 35 membros, nomeadamente 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos funcionários não docentes e não investigadores e 10 personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade.

De acordo com o Regulamento Eleitoral, considera-se eleito o candidato que obtenha os votos favoráveis da maioria absoluta dos membros do Conselho Geral. Se tal não suceder na primeira votação, haverá uma segunda que, neste caso, como há mais de dois candidatos, incidirá sobre os dois mais votados na primeira. Se for necessária uma terceira votação, incidirá apenas sobre o candidato mais votado na segunda votação.

Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira é doutor em Farmácia pela UC, professor catedrático da Faculdade de Farmácia e vice-Reitor da UC.

Duília Fernandes de Mello é doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo e professora catedrática da Universidade Católica da América.

Ernesto Jorge Fernandes Costa é doutor em Engenharia Eletrotécnica pela UC, doutor em Informática pela Universidade de Pierre et Marie Curie (Paris) e professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

José Pedro de Matos Paiva é doutor em História pela UC, professor catedrático e diretor da Faculdade de Letras e do Arquivo desta Universidade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM