Foram inauguradas, na segunda-feira (17), as novas instalações do Centro de Investigação em Economia e Gestão (CeBER) da Universidade de Coimbra (UC). O novo espaço, localizado no edifício principal do Instituto Geofísico da UC, na Avenida Doutor Dias da Silva, tem como objetivo impulsionar o crescimento deste centro de investigação.
A Universidade de Coimbra investiu mais de 450 mil euros (454.054,33 euros) na reabilitação do edifício, construído em 1860, mantendo a sua estrutura original. A intervenção incluiu melhorias na fachada e interiores, bem como a modernização das infra-estruturas essenciais, como redes de energia, águas, esgotos, informática e climatização.
O novo espaço, com uma área de 390,10m², conta com quatro gabinetes de investigação, uma sala de formação, uma sala de reuniões e instalações administrativas, além de zonas de descanso e acessibilidades adaptadas.
O CeBER, que até agora funcionava em diferentes salas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), vai passar a ter um espaço próprio.
Para o diretor da FEUC, José Manuel Mendes, este novo espaço permite recuperar uma “esperança e aspiração antigas”, e confirmar a “qualidade e excelência” do CeBER, criado em 2016, e que “merecia estas instalações”.
Durante a inauguração, o reitor da UC, Amílcar Falcão, salientou que a área de trabalho do CeBER é “uma área muito crítica de investigação” para a instituição que preside, considerando que as obras permitiram, ao mesmo tempo, reabilitar património da universidade.
Criado em 2016, o CeBER tem como missão desenvolver investigação científica e aplicada nas áreas da Economia e da Gestão, promovendo a cooperação multidisciplinar, a formação de investigadores e a divulgação científica. O crescimento das suas atividades tornou necessária a mudança para um espaço maior, permitindo melhor acomodação da equipa e fortalecimento da sua atuação.