A Universidade de Coimbra (UC) criou um Apoio de Contingência, no âmbito do seu Fundo de Ação Social, para apoiar estudantes internacionais ou em situação de mobilidade.
Face às consequências socioeconómicas provocadas pela pandemia de Covid-19, a UC anuncia que “adotou medidas extraordinárias e excecionais para proteger os estudantes em situação de maior vulnerabilidade”. Este apoio vem, assim, complementar o Fundo de Apoio Social (que tem como objetivo fazer face a situações de emergência e comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros com manifestas e comprovadas dificuldades económicas) para o qual os alunos com estatuto internacional ou de mobilidade não são elegíveis.
No âmbito do Apoio de Contingência, durante dois meses, os estudantes em situação de comprovada emergência (sem meios para prover as necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação) podem requerer, excecionalmente, este auxílio, com o montante máximo de 784,36 euros (creditado em conta cartão).
O Apoio de Contingência deve ser solicitado através de requerimento dirigido ao administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, no qual o estudante terá de discriminar e comprovar os rendimentos auferidos atualmente, bem como as alterações ocorridas na sua situação económica. O apoio pode ser requerido até ao dia 30 de julho, por correio eletrónico, para o endereço gabadmin@sas.uc.pt.