8 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

União de Freguesias de Coimbra reforça segurança nos locais de voto

22 de Janeiro 2021

A União de Freguesias (UF) de Coimbra está a reforçar a segurança nos cinco locais da Freguesia onde decorrem domingo as eleições presidenciais – Centro Social e Paroquial da Pedrulha, Escola Secundária José Falcão, Escola Secundária Jaime Cortesão, Escola Básica de S. Bartolomeu e Delegação da Junta de Almedina.

O presidente da UF, João Francisco Campos, lamenta que “não tenha havido uma reunião com a Câmara de Coimbra e que estas eleições tenham sido tratadas como as anteriores”. Explica que, apesar dos locais de voto se manterem – com exceção da Pedrulha onde, devido a cedência da escola à Proteção Civil, a votação vai realizar-se no Centro Social –, foram reforçadas as medidas de segurança, de forma a garantir que não haja cruzamento de pessoas, que estas fluam e se movimentem num único sentido, com entradas e saídas distintas.

Na Pedrulha as pessoas vão entrar por um lado e sair por outro e nas escolas é também possível assegurar esse procedimento. João Francisco Campos adianta que reuniu com os diretores dos estabelecimentos para preparar esta eleição. Explica que na Jaime Cortesão estão acautelados os circuitos de entrada e saída sem cruzamentos, que está assegurado o distanciamento das salas e, para garantir também o bem estar do eleitores, o executivo vai colocar toldos nas escadas que dão acesso à entrada para que, caso chova, as pessoas possam estar abrigadas.

Na José Falcão as mesas de voto vão dividir-se pelo lado direito e esquerdo, para evitar ajuntamentos. “As pessoas vão entrar pelo átrio normal e nas escadas, onde faz uma bifurcação, tomarão a esquerda ou a direita consoante as mesas para que vão – 1, 2 e 3 se forem para a direita e 3, 4 e 5 se forem para o lado esquerdo”, explica o autarca, acrescentando que houve a preocupação de “espaçar as mesas de voto para que haja fluidez em todo o edifício, ou seja, as pessoas entram, votam e saem”.

Nestas duas escolas, onde o número de votantes será maior, a Junta vai fornecer um folheto informativo aos eleitores para que possam saber, logo à entrada, em que mesa vão votar. Esse folheto contém o número da mesa bem como os nomes dos referidos eleitores que aí exercerão o seu direito de voto. Esta informação foi também já partilhada na página do facebook da UF para que as pessoas a possam consultar antecipadamente.

Só na Escola de Almedina e na Junta de S. Bartolomeu, de menor dimensão, é que, segundo o autarca, não é possível garantir que as pessoas tenham entradas e saídas distintas.

No dia das eleições, a UF vai distribuir kits nestes cinco locais de votação, com uma caneta, um toalhete desinfetante e uma máscara, para garantir que “as pessoas tenham tudo o que precisem no momento e possam desinfetar-se logo de seguida”. Em todos os locais estarão também funcionários da Junta para ajudar e nalguns locais o executivo contará também com o apoio de escuteiros.

“Estará tudo muito bem sinalizado e organizado pela Junta. A ideia é que as pessoas possam votar na maior segurança possível, para que entrem, tenham logo a informação de onde vão votar, tenham um kit para não tocarem em nada que não seja deles e possam voltar para casa”, explica João Francisco Campos. Deixa também um apelo a todos para que “respeitem as regras, para que a democracia se possa cumprir de forma segura”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM