16 de Maio de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

União de Freguesias de Coimbra contra alterações na Linha 5 dos SMTUC

1 de Abril 2021

A União das Freguesias (UF) de Coimbra questionou formalmente a administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) sobre as alterações às Linhas 5, 5F e 5T, nomeadamente a alteração do ponto de horário do Largo de S. Simão na Pedrulha para a paragem localizada na Rua Santa Isabel.

A UF diz que “não consegue entender o que terá levado a tal decisão” e que “esta alteração, de um local habitacional para uma rua quase exclusiva composta por empresas, traz transtornos aos habitantes da Pedrulha pois deixam de poder confiar no horário de partida do autocarro e aumenta por isso a possibilidade de perderem o transporte que existe para os servir”.

“Não se entendem os critérios, não auscultaram a população, e bastava terem-nos perguntado que diríamos que esta alteração não é vantajosa para ninguém principalmente para quem deveriam servir em primeiro lugar: as populações”, afirma João Francisco Campos, presidente da UF de Coimbra, acrescentando que “também não estamos a ver que vantagens podem advir desta alteração até para os próprios serviços dos SMTUC”.

A União das Freguesias de Coimbra apela, por isso, “à administração dos SMTUC que volte atrás nesta medida pelos prejuízos que todos os dias estão a causar à população da Pedrulha”.

SMTUC assegura que horários se mantêm

A administração dos SMTUC assegurou na sexta feira, em resposta ao apelo da UF de Coimbra sobre a alteração do ponto de horário da Linha 5T, que “não foi feita qualquer alteração com impacto na população que utiliza a paragem de Largo de São Simão, uma vez que os horários se mantêm exatamente os mesmos”.

Em comunicado, explica que “a transferência do ponto de horário da Linha n.º 5 do centro da Pedrulha para o interface localizado na zona do Centro de Formação da Pedrulha tem o objetivo de permitir aos utilizadores das novas Linhas 52 (Póvoa do Loureiro) e 53 (Brasfemes), que irão utilizar este interface para fazer os transbordos nas ligações ao centro da cidade, terem uma referência desses horários, quando programam as suas viagens”.

Os SMTUC esclarecem que esses horários são “cinco minutos mais cedo do que os praticados atualmente no centro da Pedrulha, de modo a passarem por este local no mesmo horário, não sendo ninguém prejudicado”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM