14 de Novembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

União das Freguesias de Souselas e Botão e Cimpor assinam acordo inédito

29 de Outubro 2021

A União das Freguesias (UF) de Souselas e Botão e a Cimpor assinaram, anteontem, no Espaço Cultural de Souselas, um protocolo inédito, que tem como finalidade o desenvolvimento do território e a melhoria da qualidade de vida da população, apostando também numa maior transparência a nível ambiental.

Com uma duração de quatro anos, até final de 2024, este acordo visa, no fundo, “continuar a desenvolver uma parceria sustentável entre a Cimpor e a população” desta UF e assenta em apoios diretos por parte da cimenteira a diversas ações e projetos a dinamizar neste território.

A doação de um autocarro à freguesia foi a primeira ação realizada no âmbito deste protocolo de colaboração mas muitas outras se seguirão. Para o presidente da UF, Rui Soares, este acordo vem, no fundo, “formalizar um trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos anos”, de “grande proximidade” entre estas duas entidades.

“Queremos transmitir a mensagem de que em Souselas e Botão se vive bem, que é uma freguesia que se recomenda e onde vale a pena morar”, realçou o presidente, enaltecendo o grande foco que o acordo tem a nível ambiental, garantindo maior transparência e informação permanente, praticamente em tempo real, à Junta sobre as medições e problemas que possam ocorrer na cimenteira. Destacou também a parte financeira do acordo, uma vez que este apoio vem viabilizar a concretização de obras que trarão “melhorias significativas à qualidade de vida da população, criando-lhes melhores condições”. “Queremos ser ativos e não reativos”, afirmou, num Espaço Cultural cheio, onde deu também conta do trabalho desenvolvido nos últimos anos, fruto em parte das várias parcerias que a Junta tem estabelecido com as entidades locais. Lembrou, ainda, a “difícil relação” com a Câmara anterior e, na presença do atual presidente, José Manuel Silva, sublinhou que “há ainda muito por fazer” por este território.

O presidente da Câmara de Coimbra assegurou que está atento aos projetos em atraso e adiantou que já foi dada “indicação ao Gabinete de Apoio às Freguesias que agora a sequência das obras é para ser feita por antiguidade, ou seja, as mais atrasadas vão passar a ser aquelas que terão prioridade na sequência temporal”. Essa metodologia será aplicada em todo o concelho, de forma a que, como referiu, “os atrasos das obras terminem em todas as freguesias”. José Manuel Silva adiantou, ainda, que o seu Executivo já está a trabalhar no sentido de “reforçar e dar mais meios ao Gabinete de Apoio às Freguesias”, não só em termos técnicos e humanos mas também em termos de condições de trabalho.

Sobre o acordo assinado entre a Cimpor e a UF de Souselas e Botão, o autarca destacou a importância que terá para a população e para a freguesia. Felicitou ambas as entidades por esta benéfica relação entre o setor público e privado, uma “simbiose e aproveitamento de sinergias” que se traduz em benefícios e qualidade de vida para a população.

“Longe vai o tempo dos problemas da coincineração. Muita foi a evolução no sentido positivo e, portanto, hoje temos que usufruir do facto de termos aqui uma grande indústria que tem esta abertura de permitir que haja também um acompanhamento da sua atividade”, disse o autarca.

Acordo contempla obras no valor de 360 mil euros até 2024

Para o presidente da Cimpor, Luís Fernandes, a assinatura deste protocolo representa o desenvolvimento de “uma parceria sustentável e de proximidade, com benefícios para a população”. Este acordo começou a “dar frutos” logo nesse dia, como disse, com a oferta à UF de um autocarro para transporte de passageiros que fica disponível para responder às necessidades de todas as faixas etárias da freguesia.

Este acordo, que tem como objetivo “continuar a contribuir para o desenvolvimento económico, social e ambiental das populações”, prevê “um apoio à concretização de obras consideradas estratégicas pelo Executivo destas freguesias, no valor total de 360 mil euros até 2024”, explica a Cimpor.

A relação que mantemos com as comunidades locais onde nos inserimos assume-se como um valor estratégico fundamental na atividade que desenvolvemos. O protocolo de cooperação que hoje assinamos com a UF de Souselas e Botão e o vasto programa de ações que temos planeado para os próximos anos terão impacto na vida das populações em setores tão importantes como o social, o económico ou ambiental”, referiu Luís Fernandes.

Para Susana Coimbra, diretora da Unidade de Produção da Cimpor, em Souselas, a assinatura deste documento reflete a preocupação que a empresa tem com a comunidade em que está inserida. “Conscientes do impacto que a atividade da Cimpor tem na região e atentos, em particular, às necessidades da população de Souselas e Botão, temos procurado manter sempre uma relação aberta e próxima das comunidades envolventes, mantendo total transparência em torno do nosso desempenho ambiental e abertura para resolução de problemas”, reforçou.

Entre as ações previstas no protocolo de cooperação estabelecido com a UF de Souselas e Botão estão a entrega de um veículo de transporte de passageiros; a construção de uma passagem pedonal junto ao rio Botão sob a linha férrea em Souselas; a construção de telheiros e melhoramentos associados para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Larçã, Marmeleira e Jardim Infantil de Souselas; a requalificação do Mercado de Souselas; a remoção de amianto nos edifícios do Centro de Saúde e da Casa do Povo, bem como a impermeabilização dos pisos e a colocação de isolamento térmico; o melhoramento do Polidesportivo da Mata de S. Pedro; e a colocação de um novo piso no Polidesportivo de Souselas.

Ao abrigo do protocolo, a Cimpor passa ainda a disponibilizar regularmente à UF as medições das variáveis inscritas na Declaração Ambiental do Centro de Produção de Souselas, construída nos termos do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), com impacto ambiental local, mantendo o respetivo histórico disponível.

A Cimpor, através da diretora da Unidade de Produção de Souselas, Susana Coimbra, e a UF, na pessoa do presidente Rui Soares, constituem uma Comissão de Acompanhamento do presente protocolo.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM